18/07/2026
Documentário

Dos 3 aos 3

O filme acompanha dos 3 meses aos 3 anos o pequeno Ravi, filho de Bianca Bethonico, que o educa seguindo a abordagem, ainda pouco difundida no Brasil, criada pela médica húngara Emmi Pikler.

post-ex_7
Dos 3 aos 3, dirigido por Pablo Lobato, é um filme que apresenta a metodologia da pediatra húngara Emmi Pikler para o desenvolvimento de crianças. E acompanha o bebê Ravi, dos 3 meses aos 3 anos. Ele é filho de Bianca Bethonico, creditada aqui como realizadora do filme, ao lado do diretor.
 
Pouco conhecida no Brasil, como mostra o documentário, Pikler advoga por uma criação e ensino mais livres, que pregam que a criança descubra por si própria o mundo, suas capacidades, gostos e afins. Bianca, estudiosa dessa filosofia, aplica-a ao filho, registrando sua evolução ao longo dos anos.
 
Assim, a vemos com o filho, o menino aprendendo e descobrindo coisas. Há momentos em que ela se reúne online com outras mães e com especialistas em Pikler, e o que acontece mais parece ser uma sessão de autoculpabilidade gratuita dessas mulheres se martirizando por estarem “fazendo coisas erradas que prejudicarão o desenvolvimento do filho.” É um alívio, para elas e para quem vê o filme, quando especialistas dizem que não é bem assim que as coisas funcionam.
 
Cinema também não funciona bem assim. Com pouco mais de uma hora, o filme é uma longa peça publicitária, mesmo que involuntária, com um claro recorte de classe. É sobre gente rica e para gente rica – ao menos de classe média alta para cima. Embora repleto de boas intenções, como documentário é um pouco pobre em sua realização.
 
Realmente é difícil pensar como sair dessa armadilha, quando se faz alto tão enviesado como esse filme. Falar de aprendizado e desenvolvimento infantil não é impossível – basta ver Ser e Ter, de Nicolas Philibert, no qual há um olhar mais curioso pelas crianças do que o método. Dos 3 aos 3 é um daqueles mistérios do circuito nacional, no sentido de como o filme encontrou um caminho para o cinema – funcionará bem melhor quando estiver no streaming. 
post