20/02/2024
post

Festival É Tudo Verdade 2023

"Incompatível com a Vida" (foto), de Eliza Capai, um documentário sobre aborto, e o curta "Mãri Hi - A Árvore dos Sonhos", de Morzaniel Iramari, um olhar sobre o povo yanomami, venceram a competição brasileira. A internacional foi vencida pelo longa "Confiança Total", de Jialing Zhang, e o curta "Ptitsa", de Alina Maksimenko. Há reprises de todos em S. Paulo e no Rio neste domingo (23).

post

Festival de Berlim 2023

DOCUMENTÁRIO GANHA URSO DE OURO Retratando o cotidiano de uma unidade anticonvencional de atendimento a pacientes psiquiátricos em Paris, o documentarista francês capturou o coração do júri presidido pela atriz norte-americana Kristen Stewart, surpreendendo ao levar o grande prêmio do festival Por Neusa Barbosa

post

Cine PE 2022

O Cine PE divulgou nesta sexta (16/12) as premiações de sua 26ª. edição, marcando a consagração do drama paranaense "Casa Izabel", de Gil Baroni, que conquistou cinco troféus: melhor filme, ator, ator coadjuvante, direção de arte e trilha sonora. O filme retrata um secreto clube de crossdressers no Brasil dos anos 1970, alguns deles militares, numa história que aborda também o desaparecimento político.

post

Festival de Brasília 2022

Acompanhando expedição da FUNAI à Amazônia, liderada pelo indigenista Bruno Pereira, que foi morto em junho, o documentário "A Invenção do Outro" (foto), de Bruno Jorge (SP/AM), levou quatro prêmios, incluindo melhor filme, apresentando um impactante libelo pela defesa dos povos originários do Brasil e valorizando o trabalho dos que trabalham para sua sobrevivência.

post

Mostra 2022

A partir desta quinta (3/11), a Mostra Internacional de Cinema inicia sua programação de repescagem, que prosseguirá no Cinesesc até dia 9 de novembro. Confira os filmes e horários:

post

Cine Ceará 2022

“Inseparáveis”, de María Álvarez, foi o grande vencedor do Cine Ceará, recebendo o Troféu Mucuripe na categoria de Melhor Longa-metragem e prêmio de R$ 20 mil para distribuição do filme no Brasil. O filme também foi vencedor na categoria Melhor Montagem, além de ter recebido o Prêmio da Crítica de Melhor Longa-metragem, concedido pelo Júri Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

post

Festival de Veneza 2022

O Leão de Ouro 2012 ficou para um documentário, dirigido por Laura Poitras (foto), que focaliza a luta e militância da fotógrafa Nan Goldin em questões da saúde nos EUA. Já no troféu de melhor atriz, nenhuma surpresa: ficou mesmo para Cate Blanchett, franca favorita desde o início como a maestrina temperamental do drama “Tár”, de Todd Field (EUA).

post

Festival de Gramado 2022

Primeiro longa para cinema produzido no Acre, o filme do diretor Sérgio de Carvalho acumulou os troféus de melhor filme, ator (Gabriel Knnox), atriz coadjuvante (Joana Gatis), ator coadjuvante (Chico Díaz) e melhor longa brasileiro para a crítica. O mineiro "Marte Um", de Gabriel Martins, conquistou 4 prêmios, ficando 3 para cada um dos paulistas "A Mãe", de Cristiano Burlan, e "Tinnitus", de Gregório Graziosi.

post

Festival de Cannes 2022

Se não faltou coragem ao júri presidido pelo ator Vincent Lindon em dar a Palma de Ouro a um filme polêmico como o sueco "Triangle of Sadness", não houve acordo entre os jurados nos Grande Prêmio do Júri e Prêmio do Júri, cada um deles dividido entre dois filmes.

post

Festival é Tudo Verdade

"Quando Falta O Ar" (foto), das irmãs Anna e Helena Petta, foi o grande vencedor da Mostra Competitiva Brasileira de Longas e Médias da 27ª edição do É Tudo Verdade, que acabou nesse domingo. O filme destaca o trabalho de profissionais – especialmente mulheres – no enfrentamento da pandemia, apontando a importância do SUS, o Sistema Único de Saúde nos dois últimos anos. Da Competição Internacional de Longas, o Festival premiou o polonês "O Filme da Sacada", de Pawel Lozinski