04/06/2026
Documentário

Vento na Fronteira

Próximo à fronteira entre o Brasil e o Paraguai, centro do agronegócio brasileiro, uma professora indígena luta pelos direitos de suas terras ancestrais. Mas sua reivindicação bate de frente com os interesses de uma poderosa família ruralista da região, que é representada por um de seus membros, uma advogada ligada ao clã Bolsonaro.

post-ex_7
Com um título que remete a um western das antigas, este é um filme sobre embates – incluindo tiros. Dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, como Adeus, Capitão, de Vincent Carelli e Tita, é um documentário sobre a questão indígena, mas aqui as diretoras acrescentam uma outra camada, ao introduzir também uma família de ruralistas.
 
Talvez o mais impressionante e revelador deste filme é como o clã ruralista se descortina diante da câmera. Provavelmente crendo estarem diante de um par de aliadas, a família fala sem pudor da disputa de terras com os Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso, numa região fronteiriça com o Paraguai. A figura central deste lado da disputa é a advogada e herdeira Luana Ruiz Silva. Elogiada publicamente por Eduardo Bolsonaro, mais do que defender os interesses de sua família e do agronegócio, ela manifesta abertamente um discurso de ódio contra os indígenas.
 
Do outro lado, com os Guarani-Kaiowá, destaca-se a líder e educadora Alenir Aquino Ximendes. Mais do que as terras em si, ela ressalta que o objetivo é ocupar e retomar as terras ancestrais de seu povo. Luana, por sua vez, defende exatamente o contrário: em sua visão, os invasores são os indígenas. Uma invasão que ela conta ter visto na infância que a teria traumatizado a ponto de estudar para se tornar advogada e defender a propriedade de sua família.
 
Seu discurso, embora muito articulado, revela as atrocidades que o agronegócio é capaz de cometer por seus interesses e defesa de seu capital. Não que seja novidade, isso sempre foi muito claro no Brasil, mas ouvir uma pessoa dizendo certas coisas abertamente diante de uma câmera sem qualquer pudor é assustador e impressionante.
 
Vento na Fronteira é um documentário corajoso e revelador que, mesmo tocando em temas bastante abordados pelo cinema, encontra novas questões para incorporar ao debate. Nesse sentido, é um filme fundamental para a compreensão do momento atual do país. 
post