28/02/2024
Drama Comédia Biografia

Mussum, o Filmis

O longa narra a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, sambista dos "Originais do Samba" que ficou famoso como o comediante Mussum.

post-ex_7
Vencedor de seis Kikitos em Gramado, incluindo melhor filme, Mussum - O Filmis, de Sílvio Guindane, injetou uma pitada de humor numa edição de festival dominada por dramas pesados. O filme de Guindane, um ator revelado ainda criança em Gramado 1996, quando venceu um Prêmio Especial do Júri ao lado de Priscila Assum em Como Nascem os Anjos, encontra o ator ideal em Aílton Graça, que encarna o humorista e cantor Mussum com uma naturalidade impressionante, tanto numa quanto na outra chave do talento do artista, falecido em 1994. Vencedor do troféu de melhor ator, Graça resgata na tela o popular sambista e comediante, cujo nome verdadeiro era Antônio Carlos Bernardes Gomes, superando o desafio de cantar e realizar esquetes cômicas com a fidelidade e a humanidade que o personagem requer. 
 
Além de Aílton Graça, estão particularmente bem as atrizes que interpretam sua mãe, Malvina, em duas fases: a humorista Cacau Protázio, na fase mais jovem, uma verdadeira revelação de talento dramático; e a veterana Neusa Borges, na velhice (ela também vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante).
 
O filme tem, indiscutivelmente, a intenção e a vocação de ser popular, biografando uma figura querida no imaginário afetivo de várias gerações, destacando a luta de seu protagonista para trabalhar, vencer, tornar-se conhecido, enfrentando o racismo e limitações, como a origem pobre. Uma outra atração ao longo da narrativa é destacar várias figuras famosas na vida de Mussum, como Grande Otelo (Nando Costa), Cartola (Flávio Bauraqui), Renato Aragão (Gero Camilo), pontuando sua trajetória dessas parcerias que o tornaram quem era mas também não foram, de maneira alguma, desprovidas de conflitos. 
 
Em diversos momentos, o filme deixa claro como foi tumultuada a ascensão do artista, que queria, acima de tudo, cantar, mas encontrou sucesso no humor, o que obrigou a uma certa dose de renúncia e desvio dessa paixão original. Nem todas as transições de uma fase a outra são fluentes, o que é compreensível num diretor de primeira viagem, que abraçou um projeto que encontrou muitos obstáculos até conseguir realizar-se.
post