Corpo presente
Dirigido por Leonardo Barcelos, o documentário investiga o corpo como um objeto político no ato da performance no nosso tempo. Nos cinemas.
Dirigido por Leonardo Barcelos, o documentário investiga o corpo como um objeto político no ato da performance no nosso tempo. Nos cinemas.
Documentário investiga as origens de três ritmos - o jongo, a rumba e o blues - em viagens pelo Brasil, Cuba e a África, elegendo personagens instigantes para definir cada um deles. Nos cinemas.
Dirigido pelo premiado documentarista Rodrigo Siqueira, o longa coloca em cena um grupo de pessoas que cumprem pena por estelionato para contar suas histórias - mas nem tudo é verdade. Nos cinemas.
De forma poética e acessível, o longa resgata a trajetória e a vida do poeta mineiro Affonso Ávila, combinando entrevista e leitura de seus poemas. Nos cinemas.
Dirigido pelo cineasta e artista plástico Cao Guimarães, o documentário, que participou da competição no É Tudo Verdade de 2023, mergulha num universo do interior mineiro e dá voz a Santino, uma figura peculiar em sua visão de mundo, unindo ativismo ecológico e misticismo espacial. Nos cinemas.
Documentário de Ludmila Curi focaliza a figura de Maria Prestes (1932-2022), viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes e ativa militante de causas sociais até sua morte, por covid 19, aos 90 anos. Nos cinemas.
Partindo de um livro de sua mulher, a holandesa Bianca Stigter, o diretor britânico Steve McQueen realiza um ambicioso documentário, resgatando episódios e personagens da Amsterdã ocupada pelos nazistas, nos anos 1940, e relacionando-os com fatos recentes envolvendo a pandemia e os refugiados na Europa. Na Mubi (a partir de 11/10).
Nesse documentário poético, a diretora Ana Costa Ribeiro resgata a trajetória de seu avô, o físico Joaquim da Costa Ribeiro, descobridor do efeito termodielétrico. Nos cinemas.