Terceiro filme da série protagonizada por Vin Diesel – que inclui Eclipse Mortal e A batalha de Riddick –, o longa dirigido por David Twohy (também responsável pelos outros dois), acompanha as desventuras do fora-da-lei Richard B. Riddick que, deixado num planeta, precisa lutar contra uma raça de alienígenas e mercenários.
Com suas habilidades físicas e inteligência, Riddick não é uma presa fácil. Apesar de fortão, na maioria das vezes ele usa o cérebro para derrotar seus inimigos, o que o coloca numa categoria peculiar no conjunto dos heróis de ação.
Parecendo querer deixar para trás o segundo filme da série, que não agradou muito aos fãs, Twohy faz um longa que, em sua essência, remete ao primeiro, Eclipse Mortal. Dessa vez, o personagem está cercado por dois grupos de mercenários – um quer prendê-lo vivo, e o outro morto, pois para estes a recompensa será maior. Porém, nenhum oferece grande risco ao herói.
O segundo grupo é liderado por Santana (Jordi Mollà), que pretende colocar a cabeça de Riddick dentro de uma caixa transparente como troféu. Já os outros mercenários contam com uma guerreira (Katee Sackhoff), cujos golpes parecem mais fortes do que os de Riddick.
