04/06/2026
Drama

Sweat

O longa acompanha três dias na vida de Sylwia Zajac, uma jovem personal trainer, famosa nas redes sociais e cercada de fãs, mas que, no fundo, vive infeliz e solitária. Na Mubi.

post-ex_7
Aquilo em que o polonês Sweat (exibido na Mostra Internacional em São Paulo de 2020, com o título Suor) é mais eficiente é em captar o espírito do presente em sua protagonista, uma personal trainer celebridade chamada Sylwia (Magdalena Kolesnik), que conta com mais de 600 mil seguidores, o que é seu grande orgulho. Seu estilo de vida é transmitido quase em tempo integral. Acompanhamos assim, como seus fãs, o cotidiano de treinos, compras e algumas futilidades.
 
Escrito e dirigido por Magnus von Horn, o filme não faz julgamento sobre sua protagonista, apenas a observa e nos dá a chance de vê-la como é. Isso é curioso, pois é o retrato de uma jovem tipicamente do presente, assim como várias que vemos surgirem e desaparecerem o tempo todo. Kolesnik, uma atriz de teatro na Polônia, domina o filme com seu sorriso grande e seu corpo esculpido. E não poderia ser diferente, a personagem depende dessas características para conseguir e manter seus seguidores, a quem chama de “meus amores”.
 
Por trás do verniz da felicidade, no entanto, há mais do que ela deixa ver. Uma mulher infeliz e solitária, que vive de sua aparência, num mundo que a suga física e emocionalmente cada vez mais. Uma cena bem reveladora é no aniversário da mãe (Aleksandra Konieczna), ao qual ela leva sua própria refeição natural e se fecha no quarto para comer. A festa terá outras consequências em sua vida também, e será quase como um momento de revelação: ela não é amada e admirada sem restrições. Tudo isso se complica com a chegada de um stalker (Tomasz Orpinski), que traz não apenas à vida dela, mas também ao filme, um momento mais sombrio.
 
Von Horn flerta com o grotesco, mas nunca deixa Sweat sair da linha. Se o filme é bem-sucedido, muito se deve à interpretação comprometida de Kolesnik, numa personagem que beira o ridículo, mas é humanizada a cada nova cena. Obviamente, o filme é dela, porque Sylwia é uma excelente protagonista e a atriz está à altura do desafio.
post