12/09/2024
Romance Drama

After - Para sempre

Depois de publicar um livro contando sua história de amor com Tessa, Hardin é abandonado por ela, que se sente exposta por não ter consentido. Sem conseguir superar, ele procura uma antiga namorada para tentar corrigir um erro do passado.

post-ex_7
E com After - Para Sempre, uma das piores franquias românticas da história recente, supostamente, chega ao fim. Inexplicavelmente, chegou a cinco filmes com uma história que mal segura o primeiro: o romance entre o bad boy inglês, Hardin (Hero Fiennes Tiffin) e a americana certinha Tessa (Josephine Langford), numa ligação extremamente tóxica e uns filmes misóginos.
 
Dirigido por Castille Landon, que também assina o roteiro a partir do livro Before, de Ann Todd, o longa conta o que acontece a partir do filme anterior, quando Hardin publica um livro contando a história dele com Tessa, sem pedir a autorização dela. A garota se sente exposta e invadida, e acaba tudo. Enfim, encontramos o jovem escritor ainda mais rico – o livro foi um sucesso –, sofrendo bloqueio criativo e com o coração partido.
 
Indo e vindo no tempo, o longa mostra o que aconteceu com Hardin antes de conhecer Tessa, e isso envolve Nathalie (Mimi Keene), que agora mora em Portugal - e é para onde o protagonista vai em busca dela. Portugal, aliás, é um caso à parte no filme. Com um claro investimento do governo, o litoral do país é mostrado em tomadas repetidas exibindo sua beleza natural em imagens filmadas com drones, que podiam terminar com uma frase estampada no meio da tela: "Come to Portugal".
 
Tessa, por sua vez, aparece bem pouco no filme, pois o peso está todo em Hardin. Em Portugal, ele reencontra Nathalie e também conhece suas amigas, além de um sujeito apaixonado por ela, Sebastian, interpretado por Benjamin Mascolo, que não só tem mais tatuagens que Fiennes Tiffin. Em compensação, consegue a proeza de ser pior ator.
 
Esse, alias, é um dos maiores problemas do filme, fora tantos outros. Fiennes Tiffin não tem carisma, e seu personagem é insuportável. E a questão central nesse último da série é acreditar em sua redenção – algo bem difícil, dado o calibre das atuações e das situações.
 
Com momentos improváveis, diálogos risíveis e uma direção que não sabe muito bem o que quer, After - Para Sempre deixa o alívio de que uma série de filmes ruins chega ao fim. Até que apareça outro romance juvenil de qualidades questionáveis para ser adaptado para a tela.
post