21/04/2024
Comédia

Tire 5 cartas

Fátima sonhava em ser cantora. Por isso, deixou São Luís e se mudou para o Rio de Janeiro. Os anos se passaram, e sua carreira não aconteceu, então, ela trabalha como taróloga, aplicando golpes com a ajuda do marido. Quando acaba, acidentalmente, ficando com um anel valioso, é perseguida por dois ladrões e acaba obrigada a voltar para sua cidade natal para se esconder.

post-ex_7
É uma alegria e diversão imensas ver Lilia Cabral atuando em Tire 5 Cartas. Ela interpreta Fátima, uma maranhense de São Luís que se instalou no Rio de Janeiro, onde aspirava tornar-se uma cantora. No final, acabou ganhando a vida como taróloga golpista que trabalha com a ajuda do marido, Lindoval (Stepan Nercessian), que, por sua vez, se sustenta fazendo shows imitando Sidney Magal. Longe da família, ela vive em pé de guerra com a irmã, Nazaré, interpretada pela ótima Claudia Di Moura.
 
A outra ponta do filme está nos ladrões Eugênio (Allan Souza Lima) e o atrapalhado Bareta (Gabriel Godoy), que, depois de roubarem um anel valioso, por acidente entrega a Fátima, achando que ela é a receptora. Enfim, perseguida pela dupla, ela o marido fogem para São Luís, onde, aliás, herdou, com a irmã, uma pensão de um tio que morreu há pouco.
 
Não há muita novidade em Tire 5 Cartas e, se não fosse o elenco, o filme talvez não funcionasse. Mas a verdade é que o timing para comédia é bem acertado, mesmo quando se vale de algumas piadas surradas. Dirigida por Diego Freitas, a comédia encontra em seu elenco o tom. Não é só Lilia que segura muito bem a comicidade, mas em especial Godoy, como o ladrão atrapalhado, e os demais coadjuvantes.
 
A pensão da família, onde Fátima e Lindoval se instalam, também traz uma variedade de personagens representando a diversidade de São Luís, onde, aliás, boa parte dos pratos envolvem a fruta bacuri. Entre os moradores estão Sandra (Giulia Bertolli), uma jovem recatada; Joaquim (Guilherme Piva); Firmino (Cesar Boaes); e Josué (Sergio Malheiros), filho de Nazaré, que irá ajudar a tia a montar sua tenda de tarô.
 
Com participações de Alcione e Sidney Magal, Tire 5 Cartas se aproveita bastante do talento de seu elenco – especialmente da química entre Lilia e Stepan, e também dela com Claudia – e faz um filme que exalta as beleza de São Luís (tudo foi filmado na cidade, inclusive as cenas que se passam no Rio de Janeiro) de maneira bastante orgânica dentro do filme.
 
post