Co-diretor da animação Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca (2003), Donovan Cook assina esta animação católica, uma produção mexicana que resgata de forma didática a história real do santo polonês padre Maximiliano Maria Kolbe (1894-1941).
O roteiro de Bruce Morris cria uma moldura ficcional para introduzir a história do santo, a partir de dois personagens, o adolescente problemático D.J. e um velho viúvo, Gunter Wachowski. Os dois são pegos pela polícia no mesmo dia, quando D.J. pichava a parede externa de uma igreja e Gunter, que tinha sua habilitação suspensa, saiu dirigindo seu carro. Como medida correcional, D.J. deve comparecer diariamente à casa do velho Gunter e dirigir o carro para ele em suas andanças. A convivência, difícil no começo, acaba transformando-se numa troca de experiências, em que Gunter recupera a história do padre Maximiliano - que, como se verá depois, o velho conheceu pessoalmente.
Não é certamente o tipo de animação que vise a nenhuma virtuosidade técnica, pois seu foco está em elaborar um conto moral a partir da história do padre. Filho de uma família pobre, Raimundo Kolbe, que depois se tornaria o padre Maximiliano, conseguiu acesso à educação num convento franciscano, ordenando-se padre e liderando, anos depois, uma comunidade assistencial que ficou conhecida como Cidade de Maria, além de divulgar a fé católica através da publicação de revistas. O padre era um grande devoto de Nossa Senhora e chegou, inclusive, a morar brevemente no Japão, voltando à Polônia devido a sua saúde fragilizada.
A invasão da Polônia pelos nazistas oferece os maiores desafios à missão do padre, que vê depredadas as instalações de sua comunidade, sendo enviado a campos de concentração junto com outros frades. Mas é em Auschwitz que Maximiliano desempenhará o sacrifício maior, oferecendo sua vida no lugar da de um outro prisioneiro condenado à morte.
Evidentemente, não se trata de uma mera biografia e sim de uma narrativa religiosa, mostrando diversas imagens relativas à fé católica, como as do paraíso e de anjos. Na versão dublada, a voz do santo pertence ao ator Juliano Cazarré.