21/01/2025
Curta-metragem Experimental

Trailer of the Film That Will Never Exist: Phony Wars

Por meio de imagens estáticas e uma narração incisiva, Jean-Luc Godard aborda nesse trailer de um filme que não existirá as guerras do presente e o esfacelamento da história.

post-ex_7

Mestre por excelência da pós-modernidade no cinema, Jean-Luc Godard deixou uma vasta obra entre longas, curtas, séries e escritos. Há, ainda, como se tem notícia, filmes póstumos, a começar por esse Trailer of a Film That Will Never Exist: Phony Wars, um curta composto de imagens de fotografias, no qual a montagem, a base do cinema, é o todo que dá sentido à experiência fílmica. 

O trailer do filme que nunca existirá sobre as guerra tolas é um experimento visual que existe sob o signo de Maio de 68, um momento histórico que sempre reverberou na obra de Godard. Esse “trailer” seria sobre a adaptação do romance Faux passeports, do belga Charles Plisnier, que, como deixa bem claro um letreiro, “prêmio Goncourt de 1937, que foi excluído do partido comunista por desvio trotskista”. 

Composto de 41 quadros, Trailer of a Film That Will Never Exist: Phony Wars refere-se ao presente, à guerra da Bósnia, a Israel e à Palestina. É também um filme sobre a decepção política, um desencantamento coletivo com o fim da possibilidade de utopia no horizonte. Do alto de seus mais de 90 anos, Godard, no entanto, ao fazer esse filme, não perdeu a energia, a vivacidade ou seu espírito de enfant terrible. O curta é, ao mesmo tempo, um sumário de sua obra e tem o frescor da descoberta. 

post