21/01/2025
Humor negro Drama

Um Homem Diferente

Edward é um homem solitário e infeliz, que sofreu por toda a vida de neurofibromatose. Quando aparece a chance de submeter-se a um tratamento experimental, ele tenta e é bem-sucedido. Decide, então, assumir uma nova identidade e mergulha em todos os prazeres que lhe haviam sido negados. Mas vê sua história sair de seu controle quando sua antiga vizinha escreve uma peça sobre ele. Nos cinemas.

post-ex_7

Sebastian Stan venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Berlim 2024 pela atuação neste filme de Aaron Schimberg, que oscila entre o drama, o humor negro e a fábula ao acompanhar a virada na vida de um homem, Edward, que sofre de neurofibromatose. Com o rosto fortemente deformado e vivendo na pele, há anos, toda sorte de discriminação e sofrimento, ele tem uma oportunidade de cura ao submeter-se a um tratamento experimental. 

Ao superar o problema, transformando-se num homem atraente, ele se joga em tudo que a vida lhe retirou, assumindo um novo nome e identidade. Mas sofre um revés com decepções a partir da atitude de sua antiga vizinha, Ingrid (Renate Reinsve), que escreveu uma peça de teatro sobre Edward. Sob sua nova identidade, ele se candidata a interpretar o papel, que conhece por dentro como ninguém. Mas aí surge como concorrente o misterioso e muito sedutor Oswald (Adam Pearson, ator que realmente sofre de neurofibromatose).

Vendo sua própria história ser apropriada por Oswald, assim como sua chance de um romance com Ingrid, por quem sempre foi apaixonado, Edward sofre uma crise imprevista - ele que achava que todos os problemas decorriam de sua aparência extremamente deformada agora não consegue tomar posse de seu lugar de fala, o que o leva a uma série de decisões erradas.

Evidentemente, o filme tem várias camadas, colocando em xeque discussões sobre beleza e sucesso, com um flerte para uma tensão de suspense/terror e até uma comédia de humor negro. Mas não dá totalmente conta de sustentar todo esse ambicioso arcabouço que tentou construir, que até menciona A Bela e a Fera, com propósito irônico. A personagem feminina, Ingrid, é particularmente desconjuntada, superficial e insatisfatória. Mas o filme tem seus méritos e pode até, quem sabe, ser comparado em termos temáticos, ainda que atue numa chave enormemente mais sutil, ao sucesso A Substância, de Coralie Fargeat. 

Entre as premiações, Um Homem Diferente levou a de melhor filme do ano no Gotham Awards e uma indicação de melhor ator de musical/comédia no Globo de Ouro. Realmente, trata-se de um papel que oferece inúmeras oportunidades para um ator qualificado como Stan  e esse é o grande trunfo que o filme realiza. 

 

post