Quem poderia pensar num lobisomem como pai de família? Bem, o roteirista e diretor Leigh Whannell pensou, e o resultado é irregular, especialmente quando quer ser mais drama do que terror. Nesse longa, a maldição nada tem a ver com a lua cheia – pelo contrário, nem lua existe no filme – e tudo, como o bom cinema estadunidense prega, no fundo, é sobre manter a família unida.
Whannell, que se saiu muito melhor na atualização do Homem Invisível, aqui não evita os clichês, nem momentos risíveis com personagens rasos. Um pequeno prólogo apresenta o protagonista, Blake (Zac Chandler), vivendo sozinho com seu pai (Sam Jaeger), numa região de florestas isolada no Oregon.
Trinta anos depois, o menino cresceu e vive na cidade grande. Agora interpretado por Christopher Abbott, é casado com a jornalista Charlotte (Julia Garner), com quem tem uma filha pequena, Ginger (Matilda Firth), que ele ama mais do que tudo. Quando recebe a notícia que, depois de tempos sumido, seu pai é dado como morto legalmente, ele junta as duas para levar à fazenda onde viveu quando criança.
Logo no caminho, Blake reencontra um amigo de infância (Benedict Hardie), que entra no carro para mostrar o caminho da fazenda para a família, que está perdida. Ele carrega uma espingarda, o que apavora Charlotte, mas o marido a tranquiliza: “Aqui é o Oregon, todo mundo carrega uma espingarda.”
Assinando o roteiro com Corbett Tuck, Whannell tenta injetar novo fôlego e até algum tema relevante ao filme, que, no fundo, parece ser sobre a masculinidade tóxica e a paternidade abusiva. Mas isso, talvez, seja dar crédito demais ao longa, que funciona melhor como body horror, mostrando a transformação de Blake na criatura. O diretor menciona A Mosca como referência para isso.
Quando trabalha com esses elementos do terror, funciona melhor do que na dinâmica familiar ou na resolução simbólica do conflito entre Blake e seu pai. Óbvio até a medula, o filme ainda garante uns bons sustos, mas não consegue escapar da maldição do tema e a da criatura já tão explorados no cinema.