Ostentando no currículo títulos notáveis como Depois de Maio, Acima das Nuvens e a série Carlos, o Chacal, Olivier Assayas compareceu à competição em Berlim 2024 com um filme bastante pessoal, Tempo Suspenso, em que ficcionaliza sua própria experiência da pandemia, abrigado numa bela propriedade campestre pertencente à sua família, sendo seu alterego interpretado pelo ator Vincent Macaigne.
Esse alterego é Paul Berger, que decide, junto com o irmão Etienne (Micha Lescot), refugiar-se na casa rural de sua infância no auge do lockdown de 2020, juntamente com suas companheiras, Morgane (Nine d’Urso) e Carole (Nora Hamzawi).
O filme acompanha essa rotina de confinamento, com os personagens entretidos com as tarefas cotidianas, como o preparo da comida, os procedimentos de higiene e o trabalho à distância - caso de Etienne, um radialista que realiza seu programa remotamente.
Imersos no ambiente de sua infância, os dois irmãos mergulham num confronto de lembranças, em que emergem também suas notórias diferenças de personalidade. Paul é muito mais autocentrado e com tendência à paranoia, o que é particularmente mobilizado em tempos de uma pandemia mortal. Etienne tem um olhar um pouco mais social, preocupando-se com o efeito deste isolamento na vida dos entregadores de produtos, que não cessam de expor-se para que pessoas como eles possam manter-se protegidos.
As duas mulheres entram na história como potencializadoras de outras espécies de conflitos e questionamentos íntimos, mas nada disso leva o filme a sair de trilhas bastante óbvias, numa abordagem profundamente auto-indulgente, em torno da rotina desses dois casais no campo, que não têm maiores dificuldades financeiras, alimentam suas neuroses mas evidentemente sofreram muitíssimo menos do que milhões de outras pessoas menos favorecidas no planeta.
O próprio Assayas insere algumas participações narrativas não ficcionais em torno da história dessa casa, que abre uma pequena fresta mais pessoal que tem seu interesse. No entanto, ao final do filme, é de se pensar se não seria melhor ter esperado para dizer algo mais significativo sobre este tema tão batido, embora de modo algum ainda esgotado.