18/07/2026
Documentário

Muito além do lucro

Um grupo de CEOs, empreendedores, gestores e pessoas da área dão suas sugestões de como reformar o capitalismo para que se torne menos predatório.

post-ex_7

Embora aparentemente bem-intencionado, o documentário Muito Além do Lucro, de Mara Mourão, não consegue enxergar um palmo diante de seu nariz. Seu tema é, no fundo, um certo capitalismo sustentável, um termo que encerra em si mesmo uma grande contradição. Afinal, o capitalismo, como modo de produção, é intrinsecamente destruidor e explorador, e se sustenta graças a um fato básico: os produtores não detêm os meios de produção.

Fazendo vista grossa a essa dinâmica básica, várias cabeças falantes dão sugestões reformistas de como transformar o capitalismo, surgindo nas falas termos um tanto risíveis, como sócio-capitalismo, uma junção de socialismo e capitalismo (!), e ecocapitalismo, neologismo tipicamente liberal para tapar o sol com a peneira e, mais uma vez, fingir que o capitalismo não é exploratório e depende da devastação para sobreviver. 

Acumulam-se na tela figuras cujos nomes vêm acompanhados de apostos como CEO disso, Presidente daquilo, Catalisadora de Ecossistemas (seja lá o que isso for), Empreendedor de cá, Diretor de lá, todos com conselhos pouco efetivos, que nada dizem sobre o âmago do problema. Em vários momentos, o longa mostra imagens de um motoqueiro entregador de aplicativo (empreendedor de si mesmo?), mas nunca lhe dá uma chance de fala. Qual seria o discurso de um trabalhador consciente de sua posição social? Certamente, muito diferente dessas cabeças falantes. Mas isso jamais tem espaço aqui.

Não bastasse o equívoco do filme em sua forma e discurso, Mourão se vale de cenas saídas de bancos de imagens e/ou IA, o que faz do filme quase uma atrocidade visual. Há momentos grotescos, como com uma criança brincando com um cachorro robô, ou com bombeiros em miniatura apagando o incêndio num carro. Enfim, mais do que um documentário, é uma propaganda visualmente feia, sem qualquer sutileza, de bancos e empresas financeiras. 

post