Com mais de 10 anos na televisão, 20 temporadas (mais duas futuras confirmadas) e 3 filmes, os Detetives do Prédio Azul precisaram se reinventar para o novo longa, D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion. O resultado flerta mais com Harry Potter e afins do que com o original da televisão, embora, é claro, mantenha os personagens.
Suely Franco, como a Vó Berta, que vive num quadro, está nos quatro filmes, e dá liga a cada um deles, que sempre trocam de protagonistas, conforme o trio corrente da televisão no momento do lançamento do filme. Atualmente, os detetives são Mel (Emilly Puppim), Zeca (Stéfano Agostini) e Max (Samuel Minervino). E a direção, como no Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo, está a cargo de Mauro Lima.
Se no longa anterior a magia já tinha um papel importante na trama, aqui tudo gira em torno do mágico Reino de Ondion, onde se passa quase todo o filme, deixando de lado o Rio de Janeiro onde está o prédio azul do título.
Como sempre, a linguagem é ágil, o trio de protagonistas é carismático e há uma série de participações especiais, como Gabriel Braga Nunes e Fabíula Nascimento, interpretando o Bruxo Rumorom e Ludovica, uma inventora de brinquedos. Tudo é também muito colorido e vibrante.
Porém, falta um toque de brasilidade ao filme. Mesmo com o tom mágico, os filmes anteriores primavam pela criatividade. Aqui, o longa soa como um subproduto de Harry Potter, já que a ação se dá num reino mágico, para onde foram Rúbia (Anna Sophia Folch), Brisa (Cléo Faria), Berenice (Nicole Orsini), Leocádia (Cláudia Netto) e Theobaldo (Charles Myara) e onde acontecerá a festa de aniversário de Berta.
Max, por sua vez, foi levado para lá por seu rival no basquete, Juks (Enzo Campeão), parceiro de Rumorom nas vilanias. Mel e Zeca desconfiam que o amigo esteja no Reino de Ondion, e também vão para lá.
O Prédio Azul, na verdade, era um cenário muito mais carismático e sem a necessidade de tanto efeito especial, como nesse D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion, que, na tentativa de trazer algo novo, parece se afastar do que havia de mais original na série e nos primeiros filmes.
