04/06/2026

Polanski enfrenta audiência sobre extradição aos EUA antes de rodar novo filme na Polônia

Os planos do diretor franco-polonês Roman Polanski de rodar seu próximo filme, An Officer and a Spy (título provisório) na Polônia, dependem do resultado de uma audiência, marcada para o próximo dia 25, na Polônia, em que será discutida sua extradição para os EUA – onde ainda está pendente um processo contra ele, desde 1977, referente a ter mantido relações sexuais com uma menor de idade de 13 anos na época.
 
Polanski pretende filmar na Polônia a partir de junho este seu novo projeto, baseado em livro de Robert Harris e abordando a vida do oficial Albert Dreyfuss em Varsóvia. O orçamento previsto é aproximadamente US$ 40 milhões, num filme a ser realizado com elenco britânico e norte-americano, mas também profissionais poloneses na equipe técnica. As locações devem ser em Varsóvia e também na França, terra natal do personagem Dreyfuss, oficial vítima de um tenebroso erro judiciário enraizado no antissemitismo em 1894, num caso que mobilizou jornalistas e escritores em sua defesa, como o brasileiro Rui Barbosa e o francês Émile Zola (autor do célebre artigo “Eu acuso!”).
 
Tudo depende, no entanto, do pronunciamento da justiça polonesa sobre a extradição de Polanski aos EUA – de onde ele fugiu, 38 anos atrás, antes do final de seu processo. A própria vítima, hoje uma mulher de meia-idade, Samantha Geimer, já manifestou o desejo de que o caso fosse encerrado.
 
Polanski, por sua vez, disse ter decidido submeter-se ao processo na Polônia e “ter confiança no sistema judicial polonês”.

Notícias relacionadas