Denise Assunção, Karina Buhr, Georgette Fadel e Roberta Estrela D´Alva são as artistas convidadas do experimento cênico-cinematográfico Sessão Muda, mas não Calada, dirigido pelo Coletivo Vermelha. Serão exibidos dois dos primeiros filmes feministas da história: Os resultados do Feminismo (França, 1906), de Alice Guy Blaché, e A Sorridente Madame Beudet (França, 1923), de Germaine Dulac. O espetáculo integra a programação da quarta edição do Projeto Cinema Falado e acontece nos dias 23, 24 de junho, às 21 horas, e no dia 25 de junho, às 18 horas, no Sesc Pompeia.
A francesa Alice Guy Blaché (1873-1968) é uma das pioneiras do cinema, considerada a primeira mulher diretora e roteirista, além de autora do primeiro filme de ficção e do primeiro filme com atores negros. Entretanto, apenas recentemente sua memória começou a ser recuperada. O curta-metragem Os resultados do Feminismo retrata de forma irônica uma sociedade na qual o papel dos homens e das mulheres é invertido. Sob direção de Germaine Dulac (1882-1942), cineasta também de origem francesa e considerada uma das principais feministas radicais de seu tempo, o média-metragem A Sorridente Madame Beudet narra o cotidiano de uma dona de casa presa a um casamento sem amor que tenta livrar-se de um marido violento para poder se libertar das convenções sociais.
Enquanto os filmes são exibidos na tela, as artistas Denise Assunção, Karina Buhr, Georgette Fadel e Roberta Estrela D´Alva criam intervenções cênicas e uma sonoplastia em diálogo com as imagens projetadas, buscando enfatizar a atualidade das discussões sobre gênero presentes nos filmes. A performance, criada especialmente para o projeto Cinema Falado, conta com a direção criativa do Coletivo Vermelha, composto por diretoras, roteiristas e montadoras de São Paulo. “Existimos como coletivo desde 2014, mas nossas ações sempre foram relacionadas ao debate sobre a presença e a representação da mulher no audiovisual. É a primeira vez que nos juntamos para uma criação coletiva, a convite do Sesc, e estamos adorando", afirma a roteirista Iana Paro, integrante do Coletivo.
O experimento cênico Sessão muda, mas não calada faz parte do projeto Cinema Falado do Sesc, que propõe uma reflexão sobre a voz no cinema e fomenta diálogos entre diversas linguagens artísticas. Realizado desde junho de 2016, o projeto já discutiu, ao longo de três edições anteriores, questões cinematográficas, como a atuação, a relação com a literatura e também a aproximação com a música. A quarta edição se debruça sobre a potencialidade política da voz do cinema e as relações entre filme e gênero, sua programação conta ainda com o mini-curso “Entre o Som e a Imagem, a performatividade dos gêneros (humano e cinematográfico) produzido por mulheres durante a década de 70”, ministrado pela pesquisadora da Unicamp Karla Bessa, e com o bate-papo “Olhar e Voz das Mulheres no Cinema”, que reunirá o Coletivo Vermelha e as cineastas Adélia Sampaio e Vera Egito, com mediação de Luísa Pécora, jornalista e criadora do portal Mulher no Cinema e integrante do coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema.
Serviço
“Sessão muda, mas não calada”
Data: De 23 a 25 de junho de 2017.
Horário: Sexta e sábado às 21h, e domingos às 18h.
Local: Teatro do Sesc Pompeia. Capacidade: 302.
Endereço: R. Clélia, 93 - Pompeia, São Paulo – SP.
Tel: (11) 3871-7700
Valor dos ingressos: R$ 30 | R$ 15,00 | R$ 9,00
Venda limitada a 6 ingressos por pessoa.
Ficha Técnica
Direção dos Filmes: Alice Guy Blaché e Germaine Dulac.
Com: Denise Assunção, Karina Buhr, Georgette Fadel e Roberta Estrela D'Alva.
Direção do experimento cênico: Coletivo Vermelha - Caru Alves de Souza, Iana Cossoy Paro, Lillah Halla e Manoela Zigiatti.
Consultoria Cênica: Georgette Fadel.
Direção Musical: Karina Buhr.
Produção: Lara Lima | Lira Cinematográfica
Coletivo Vermelha
Coletivo de diretoras, roteiristas e montadoras formado por Manoela Ziggiatti, Lillah Halla, Caru Alves de Souza, Iana Cossoy Paro e Moara Passoni. Criado em São Paulo, em 2014, o coletivo se reúne periodicamente com a intenção de estudar e entender qual espaço as mulheres ocupam no meio audiovisual, tanto nos seus processos de produção e funções, como na forma em que a mulher é representada. metragem dirigido por mulher e que apresentasse uma narrativa e uma personagem mulher, desafiando padrões estereotipados de gênero.
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