Neste ano de 2018, o diretor sueco Ingmar Bergman completaria 100 anos. Participando da comemoração, o CineSesc exibirá, em São Paulo, 10 títulos do genial diretor, em cópias restauradas em digital. É uma oportunidade única para rever obras premiadas como: O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, e também filmes muito pouco exibidos do início de sua carreira, como Monika e o Desejo, que abrirá a mostra no dia 27 de junho.
A mostra é uma homenagem ao cultuado diretor que morreu em julho de 2007, aos 89 anos, e deixou obra extensa, premiada e marcante. Além dos filmes já citados, Fanny e Alexander será exibido em sua versão para o cinema, além da cultuada Trilogia do Silêncio, com os títulos Através de um Espelho, Luz de Inverno e O Silêncio.
Entre outros prêmios, Bergman recebeu três Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros em Berlim e Veneza. Sua obra lançou ao estrelato nomes como Liv Ullmann, Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Erland Josephson e Max von Sydow.
Na programação será oferecido o curso “O Cinema de Ingmar Bergman”, com o jornalista Sérgio Alpendre. Haverá, ainda, distribuição de catálogo, que reúne ensaios inéditos, a filmografia ilustrada e a linha do tempo detalhada da vida do diretor, produzida pelo Instituto Sueco.
Abaixo, a lista completa dos filmes desta mostra:
o Monika e o Desejo (Sommaren Med Monika) – 1953
o O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet) – 1957
o Morangos Silvestres (Smultronstallet) - 1957
o Através de um Espelho (Saasom I en Spegel) - 1961
o Luz de Inverno (Nattvardsgasterna) – 1963
o O Silêncio (Tystnaden) – 1963
o Persona - 1966
o Gritos e Sussurros (Viskningar Och Rop) - 1972
o Sonata de Outono (Hortssonat) - 1978
o Fanny e Alexander (Fanny och Alexander) - 1982
Serviço
Mostra Centenário Ingmar Bergman
De 27 de junho a 3 de julho
Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo. Tel. (11) 3087-0500.
Maiores informações e horários:
www.sesc.org.br/cinesesc
