20/02/2024

Festival de Clermont-Ferrand destaca curtas brasileiros

Prossegue até o dia 10 de fevereiro o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França, o maior do mundo para este formato e que neste ano tem uma parte de sua programação dedicada aos curtas brasileiros - que recebem suporte da SPcine, Consulado-Geral do Brasil em Marselha e Associação Cultural Kinoforum. 

Os curtas selecionados para o programa Spcine Brazilian Shorts, que integra a programação do Short Film Market, são: Ava Mocoi - Os Gêmeos, de Luiza Calagian and Vinicius Toro; Meu Amigo Pedro MIXTAPE, de Lincoln Péricles (LK); Combustão Não Espontânea, de Boni Zanatta; Ibirapitanga, de Olinda Tupinambá; e Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli. O programa foi exibido no dia 5 de fevereiro, às 16h, na sala de projeção do Mercado, contando com a presença dos realizadores Luiza Calagian, Lincoln Péricles, Boni Zanatta e Renato Sircilli.

Além dos curtas desse programa, os cineastas que fazem parte da seleção oficial do festival também contam com o suporte dessa parceria. Até Onde o Mundo Alcança, de Daniel Frota de Abreu, faz parte da Competição Internacional; Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, integra a competição do programa Labo; e Lulina e a Lua, de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, foi selecionado para a mostra Enfants.

A Kinoforum também coordena o estande Brazilian Shorts, em parceria com a Spcine e o Consulado-Geral do Brasil em Marselha, com o objetivo de promover o audiovisual brasileiro e servir de base de apoio para todos os brasileiros presentes no festival. O estande integra o Short Film Market, que terá duração de 4 dias e contará com as presenças de organizações promotoras do cinema de curta-metragem de quase 40 países, entre eles Portugal, Suécia, Japão, Egito, Ucrânia e Colômbia, além da própria França.

A Kinoforum organiza a representação do Brasil no Short Film Market desde 2011, graças a parceria com o Ministério das Relações Exteriores que possibilita a presença do estande Brazilian Shorts e da realização de uma festa de celebração e promoção do curta-metragem brasileiro através do Consulado-Geral do Brasil em Marselha.

Além da promoção dos curtas e do intercâmbio proporcionado aos cineastas brasileiros, a ação busca também divulgar a próxima edição do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que abre inscrições em fevereiro. Os deadlines são 31 de março (para filmes produzidos em 2023) e 29 de abril (para filmes produzidos em 2024). O evento chega este ano à sua 35ª edição e já tem data de realização definida: 22 de agosto a 1º de setembro de 2024.

 

 

 

Notícias relacionadas