10/12/2024

Dois filmes brasileiros são premiados no festival Cinélatino

post-img

Dois filmes brasileiros foram premiados na 36a edição do Cinélatino - Rencontres de Toulouse, encerrada neste sábado (23) na França: Estranho Caminho, de Guto Parente, recebeu uma Menção Especial do júri, e Retrato de um Certo Oriente (foto), adaptação do romance de Milton Hatoum pelo cineasta Marcelo Gomes, uma Menção Especial dos Alunos de uma classe do Liceo Michelet de Montauban. 

O grande vencedor do festival, que contempla produções latino-americanas, foi o colombiano Yo Vi Tres Luces Negras, de Santiago Lozano Álvarez. O mexicano Sujo, de Astrid Rondero e Fernanda Valadez, acumulou os prêmios Cine+ e o Rail D’Oc, este concedido pelos ferroviários cinéfilos. O prêmio de público foi para a ficção costarriquenha Memorias de un Cuerpo que Arde, da diretora Antonella Sudasassi Furniss, que levou também o prêmio da Fipresci (Associação Internacional dos Críticos). 

Outro mexicano, Nos nos Moverán, de Pierre Saint Martin Castellana, venceu os prêmios CCAS de ficção, SFCC da Crítica (Sindicato dos Críticos Franceses) e também o Prêmio de Ficção dos Alunos de uma classe do Liceo Michelet de Montauban. 

O grande vencedor entre os documentários foi a produção dominicana Ramona, de Victoria Linares Viegas.

 

Notícias relacionadas