11/05/2024

Festival de Cannes concede Palma honorária ao estúdio Ghibli

O Festival de Cannes concederá uma Palma de Ouro honorária ao estúdio Ghibli de animação. É a primeira vez que a Palma é designada a um grupo.
O estúdio japonês está associado, nas últimas quatro décadas, à produção de algumas das mais destacadas produções de animação do mundo, como as realizadas pelo premiado diretor Hayao Miyazaki - caso de Meu Vizinho Totoro, Vidas ao Vento, A Viagem de Chihiro e O Menino e a Garça.

Outra Palma de Ouro honorária será entregue ao produtor e diretor norte-americano George Lucas. 


Crédito: Hayao Miyazaki/Studio Ghibli

Caméra d’Or

O júri dedicado à escolha do melhor primeiro filme da seleção de Cannes será este ano presidido por uma dupla de artistas - a atriz francesa Emmanuelle Béart e o cineasta e compositor congolês Baloji, que desenvolve sua carreira entre a Bélgica e a República Democrática do Congo. Emmanuelle Béart é uma veterana intérprete de filmes como A Bela Intrigante, A Vingança de Manon, 8 Mulheres e Noites de Paris. Baloji realizou dois curtas metragens antes de receber em 2023 o prêmio New Voice na seção Un Certain Regard por seu longa de estreia, Omen

Integram este júri o diretor de fotografia Gilles Porte, o diretor do estúdio TSF Pascal Buron, a diretora e roteirista Zoe Wittock e a crítica Nathalie Chifflet.

 

Notícias relacionadas