14/06/2024

Festival Internacional de Ecoperformance começa em São Paulo

Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, acontece no Cine Satyros Bijou, em São Paulo, a quarta edição do Festival Internacional de Ecoperformance, que conta com 60 obras de 33 países, de gêneros como eco[po]éticas, eco-dramas, eco-documentários e eco-animações. A entrada é franca.

Idealizado pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e pelo diretor alemão Wolfgang Pannek e inaugurado em 2021, o festival destaca curtas-metragens que dialogam com o presente tendo como mediador a ecologia no antropoceno, numa intersecção entre cinema, artes cênicas e ecologia. O evento promove filmes de artistas interdisciplinares consagrados e emergentes que investigam as tensões entre meio ambiente, corpo e ancestralidade em paisagens naturais, urbanas e virtuais.

Os curtas selecionados serão exibidos em 6 sessões diferentes ao longo dos quatro dias de festival, que conta com produções de países como Brasil, Congo, Itália, Irã, Estônia, EUA, Inglaterra e Mongólia. 

Desde a sua inauguração, em 2021, o CineFestival Internacional de Ecoperformance tem curadoria de integrantes da Taanteatro Companhia, organizadora do projeto. As curadoras da atual edição são Maura Baiocchi, diretora artística do festival, e Monica Cristina Bernardes, produtora executiva. Os filmes da programação precisam refletir o foco conceitual do festival, ou seja, abordar tensões produtivas entre meio ambiente, corpo, ancestralidade e memória. Incentivamos trabalhos que fogem de dramaturgias excessivamente antropocêntricas e revelem a performatividade do ambiente. 

Além de São Paulo, o festival acontece também em outras cidades ao redor do mundo: Brisbane (Austrália), Providence (EUA), Pinamar, Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Bucareste (Romênia) e Schwerte (Alemanha).

IV CINEFESTIVAL INTERNATIONAL DE ECOPERFORMANCE

De 30 de maio a 02 de junho

Local: Cine Satyros Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação)

Para a programação completa e mais informações sobre os filmes, acesse o link ecoperformance.art.br/pt

Notícias relacionadas