20/03/2025

Festival de Gramado homenageia ex-diretora do Festival de Berlim

Ex-Diretora Executiva do Festival Internacional de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, Mariëtte Rissenbeek receberá o Kikito de Cristal no próximo Festival de Gramado, entre os dias 9 e 17 de agosto. 

Nascida na Holanda em 1956, estudou língua e literatura alemãs, estudos teatrais e sociologia na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Depois de concluir o mestrado, mudou-se definitivamente para Berlim e começou a trabalhar na agência de relações públicas Löhlein & Schonert. Em 1986, ingressou na distribuidora Tobis Film. Em 1995, passa a atuar na produção de filmes, trabalhando na Ziegler Film, onde produziu vários longas-metragens para TV, além de curtas e médias-metragens. Em 1998, ela estabeleceu sua própria produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki. Na virada do milênio, passa a exercer funções na produtora Hofmann & Voges, com sede em Munique.

Em 2003, Mariëtte se tornou responsável pelas relações com festivais internacionais e relações públicas na German Films, organização para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada Diretora Adjunta da German Films em 2006, passando a Diretora Geral em 2011. A partir de 2019, atuou como Diretora Executiva do Festival Internacional de Berlim - sendo a primeira mulher a assumir o cargo - encerrando sua colaboração com o festival alemão em sua 74ª edição. 

O Troféu Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. A honraria foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O também cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecília Roth, Soledad Villamil e Alice Braga foram outros nomes homenageados.

 

Notícias relacionadas