20/03/2025

Novos projetos cinematográficos são anunciados em Paraty

Terminando com a consagração do drama O Mensageiro, de Lúcia Murat, vencedor de 8 prêmios e com estreia nos cinemas marcada para 15 de agosto, o I Festival Internacional de Paraty trouxe também novidades sobre futuras produções no cinema brasileiro.
A roteirista Mariana Vielmond (foto ao lado), filha de José Wilker que prestigiou o festival, que deu o nome de seu pai a um de seus troféus, anunciou que está preparando o projeto de um documentário sobre o ator, falecido em 2014.
Entre os materiais que servirão de base ao documentário, Mariana usará diversas cartas escritas por Wilker e filmes em super-8, todos eles produzidos entre a realização do filme Dona Flor e seus Dois Maridos (1976) e a novela Roque Santeiro (1985).
Uma das homenageadas do festival, a preparadora de elenco Fátima Toledo, anunciou também que prepara sua estreia na direção. A partir de um roteiro assinado por ela e Dora Castelar, ela vai resgatar em ficção o caso da Escola-Base, um grande escândalo e erro judicial ocorrido em S. Paulo, em 1994.
Pesquisando a história há cerca de 15 anos, Fátima afirmou em Paraty que se sente pronta a tocar o projeto, contando inclusive com a ajuda do filho do casal Icushiro e Maria Aparecida Shimada – proprietários da escola, falsamente acusados de pedofilia e hoje já falecidos.

Foto: Neusa Barbosa/Cineweb

 

Notícias relacionadas