22/07/2026

Mostra Baixada Animada passará por doze cidades fluminenses

Chegando a sua 17ª edição, a Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação - Baixada Animada será exibida em diversas regiões do estado do Rio, levando para o público os maiores destaques da recente safra do cinema de animação nacional e internacional, em sessões inteiramente gratuitas. 

Ao todo, o festival vai percorrer 12 cidades, entre setembro e novembro, começando por Areal, Duque de Caxias, Japeri e Guapimirim. Em outubro, o evento segue para Niterói, Rio de Janeiro, Nilópolis e Campos, fechando sua programação, em novembro, nas cidades de Nova Iguaçu, Búzios, São João de Meriti e Paraty. 

Em 2024, a mostra competitiva conta com 118 curtas metragens e quatro longas do Brasil e mais oito países, como Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, entre outros. Além do recorde de cidades, esta também será a edição com o maior número de longas, provando a força da atual produção do cinema nacional. São eles: Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão; Brichos 3 – Megavirus, de Paulo Munhoz; Teca e Tuti – Uma Noite na Biblioteca, de Eduardo Perdido, Tiago M. A. Lima e Diego M. Doimo; e Placa-Mãe, de Igor Bastos.

Dentre as produções brasileiras de curta-metragem, destaque para os premiados Anacleto, O Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; Lulina e a Lua, de Marcus Vinicius Vasconcelos e Alois Di Leo; e O Cacto, de Ricardo Kump. Entre os estrangeiros, o destaque fica por conta do premiadíssimo Humo, produção mexicana dirigida por Rita Basulto, que trata dos horrores vividos por uma criança judia que viveu em um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

A seleção dos filmes exibidos varia de acordo com cada cidade e é dividida por faixa-etária: livre, infantil (até 11 anos) e infanto-juvenil (a partir de 12). O melhor filme na categoria longa é eleito pela escolha do público. Já os vencedores nas categorias curta nacional e internacional, roteiro e direção de arte são escolhidos por um júri técnico.

Outra marca desta 17ª edição é a entrega do “Prêmio Animato” ao diretor Andrés Lieban, animador atuante, um dos fundadores do Estúdio 2D Lab e criador de séries infantis de sucesso como Meu AmigãoZão, Quarto de Jobi e Conta Comigo. Criado em 2017 para homenagear nomes de destaque no cenário da animação brasileira, esta é a segunda vez que o prêmio é entregue. E para que o público possa conhecer o trabalho de Andrés, um programa especial com filmes do diretor será exibido ao longo da programação.

 

SERVIÇO:

17ª BAIXADA ANIMADA – MOSTRA IBERO-AMERICANA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

Locais:

CINE ARTE UFF (Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói – RJ).

Datas: de 10 a 13 de outubro

Horários: 14h, 15h35, 17h05

 

BIBLIOTECA PARQUE DO RIO (Av. Pres. Vargas, 1261 - Centro, Rio de Janeiro – RJ).

Data: dias 16 e 17 de outubro

Horários: 9h30 e 14h

 

IFRJ (Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro, Nilópolis – RJ)

Data: dia 18 de outubro

Horário: 14h

 

UENF / Cine Darcy ((Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque California, Campos dos Goytacazes – RJ)

Data: dia 30 de outubro

Horário 19h

 

SESC Nova Iguaçu ((Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ)

Data: dia 5 de novembro

Horários: 9h, 14h e 19h

 

Gran Cine Bardot (Tv. dos Pescadores, 88 - Centro, Búzios – RJ)

Data: dias 8 e 9 de novembro

Horários: 9h e 14h (dia 8); 17h (dia 9)

 

SESC São João de Meriti ((Av. Automóvel Clube, 66 - Centro, São João de Meriti – RJ)

Data: dia 13 de novembro

Horário: 14h

 

CINE+ Paraty (Avenida Roberto Silveira, 687, Paraty – RJ)

Data: Dia 28 de novembro

Horários: 09h, 14h e 19h

Notícias relacionadas