Uma das atrações do 2º Festival de Cinema de São Bernardo no dia 28 de novembro, quinta-feira será a Oficina de Produção Independente no Interior, ministrada pelo produtor e diretor Hamilton Rosa Jr.. Neste painel, o realizador dos filmes Os Labirintos de Stanley Kubrick (2023), Meninas (2022), Trala Land (2020) e Abelha Rainha (2019), apresentará soluções e estratégias práticas para lidar com os desafios da produção em cidades do interior.
Segundo o produtor, o cinema brasileiro está sempre lutando para refletir a diversidade e riqueza cultural do nosso país, mas a concentração de recursos e oportunidades nos grandes centros culturais sufoca as chances de quem vive fora desse território. “Ainda assim você concorre a todos os editais, acreditando que um dia pode sair algum pra você, não percebendo que as próprias regras já colocam seu trabalho numa condição desfavorável”. O que fazer diante dessa realidade? Desistir?
Nesse contexto, Hamilton recorre ao exemplo do cinema de Adirley Queiroz e de André Novais Oliveira para demonstrar como, com resiliência e talento, é possível encontrar caminhos para produzir. “Há 15 anos atrás, havia uma quase absoluta ausência de representação do dia-a-dia de famílias da periferia nas telas, e esses dois cineastas usaram a própria motivação precária para driblar a falta de recursos e se tornaram faróis incontornáveis para quem deseja concretizar seus filmes com independência fora do eixo Rio São Paulo”.
Com 15 anos produzindo filmes fora do eixo Rio-São Paulo, Hamilton afirma que não basta apenas muito empenho e criatividade para concretizar seus filmes. “Os pragmáticos vão apontar o caminho da gestão estratégica como saída, que sem dúvida, é necessário também, mas existe algo mais para transcender os obstáculos”.
"Cada canto do Brasil tem suas peculiaridades e, é claro, contará com empecilhos, “haverá a dificuldade de patrocínio, de incentivo, da lógica da construção do orçamento mas é a paixão e a força de vontade que sempre vai tirá-lo do chão. O único quesito não deficitário desse processo todo serão os elementos de inspiração que você encontra perto de você. As histórias que existem na sua comunidade e que só você, com a ajuda coletiva de seus vizinhos e de sua equipe, pode contar”.
"O audiovisual é o maior veículo que existe para esse registro de memória. As histórias de nossas cidades e do nosso povo podem estar espalhadas, algumas ocultas, outras meio perdidas, mas elas podem ser resgatadas em acervos, em jornais, em gravações de áudio ou vídeo e com o auxílio inestimável de historiadores. São essas que nos tornam o que somos, são elas que representam a riqueza cultural e a diversidade do nosso país", explica o diretor Hamilton.
Durante a explanação, o cineasta e produtor independente também contará mais sobre sua trajetória produzindo filmes, partindo de experiências práticas, e de uma visão integrativa entre escolhas artísticas e dimensionamento de projeto.
Serviço
Data: 28 de novembro de 2024
Horário: 13h
Local: No cinema do Pavilhão Principal dos Estúdios da Cia. Vera Cruz - Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo.
Inscrições: Haverá certificado para os estudantes de audiovisual que se inscreverem, mas o evento também será aberto ao público. A entrada é gratuita.