Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, conseguiu três indicações ao Oscar: melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres. O diretor brasileiro supera, assim, o resultado obtido em 1999 com Central do Brasil, que conquistou duas indicações (filme internacional e atriz para Fernanda Montenegro). A premiação do Oscar será no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Neste reconhecimento de peso, o filme brasileiro conquistou um lugar entre os dez candidatos ao Oscar de melhor filme, ao lado de Anora, de Sean Baker; O Brutalista, de Brady Corbett; Um Completo Desconhecido, de James Mangold; Conclave, de Edward Berger; Duna - Parte 2, de Denis Villeneuve; Emilia Pérez, de Jacques Audiard; A Substância, de Coraline Fargeat ; Wicked, de Jon. M. Chu; e Nickel Boys, de Ramell Ross.
Fernandinha, por sua vez, ocupou a vaga ao lado de Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofia Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância), esta última, como a atriz brasileira, vencedora do Globo de Ouro. Ficaram de fora pesos-pesados como Nicole Kidman (Babygirl), Kate Winslet (Lee) e Angelina Jolie (Maria Callas).
Entre os filmes internacionais, Ainda Estou Aqui se garantiu juntamente com A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof (Alemanha); A Garota da Agulha, de Magnus von Horn (Dinamarca); Emília Pérez, de Jacques Audiard (França); e a animação Flow, de Gints Zilbalodis (Letônia).