Entre 3 e 13 de abril, o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários realiza sua 30ª edição, simultaneamente em cinco salas em São Paulo e em três salas no Rio de Janeiro.
Documentários brasileiros que narram a trajetória de duas estrelas da cultura nacional, Rita Lee e Marília Pêra, terão pré-estreia mundial nas sessões de abertura. Ritas, de Oswaldo Santana, será exibido aos convidados no dia 2 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A abertura para convidados no Rio exibirá Viva Marília, de Zelito Viana, no dia 3, às 20h30, no Estação Net Botafogo.
Entre longas, médias e curtas-metragens, a edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming. A entrada é gratuita.
A cerimônia de premiação será realizada no sábado, 12 de abril, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 13 de abril.
Com o reconhecimento do É Tudo Verdade como um “Qualifying Festival” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens são automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar® 2026 em ambas as categorias.
“O fato deste festival alcançar neste ano sua 30ª edição confirma antes de tudo nossa confiança inicial: o documentário estava a exigir uma janela anual específica no país que propiciasse o acesso do público das salas à excelência e à originalidade da produção não-ficcional brasileira e internacional”, avalia Amir Labaki.
Retrospectivas
Comprometido desde a sua criação com a apresentação e revisita de autores fundamentais no desenvolvimento da arte do documentário, o festival homenageia em 2025 a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024), um dos cineastas mais marcantes na história do É Tudo Verdade, com a exibição dos nove longas-metragens por ele realizados em mais de meio século. A retrospectiva internacional destaca, por sua vez, a obra do diretor britânico Humphrey Jennings (1907-1950), considerado o primeiro poeta da produção não-ficcional inglesa. O ciclo apresenta oito de seus clássicos, como Fires Were Started (1943) e Family Portrait (1950), e um documentário sobre a sua obra, dirigido por Kevin Macdonald (vencedor do Oscar 1998 com Um Dia Em Setembro).
A celebração dos 30 anos ininterruptos de É Tudo Verdade traz o Especial 30!, com projeções e encontros. Serão exibidos três documentários marcantes da história do evento. O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes, de Toni Venturi, e Noel Field – A Lenda de Um Espião, do suíço Werner Schweizer, foram os primeiros vencedores das mostras competitivas da segunda edição, em 1997. Não houve premiação no evento inaugural, em 1996. Ganha também nova sessão especial o clássico Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, que inspira a capa do catálogo da 30ª edição.
Os Programas Especiais incluem Minha Terra Estrangeira, de João Moreira Salles, Coletivo Lakapoy e Louise Botkay, retratando as lutas de personagens indígenas no meio da eleição de 2022, e Hora do Recreio, de Lucia Murat, abordando a educação pública brasileira e que acaba de receber uma Menção Especial no Festival de Berlim, dentro da mostra Generation 14plus.
Ainda como parte do Especial 30!, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP sedia, nos dias 10 e 11, um seminário com quatro cineastas brasileiros que venceram a mostra competitiva do É Tudo Verdade: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner.
Nos dias 8 e 9 de abril acontece a 22ª edição da Conferência Internacional do Documentário, em co-realização com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, cuja programação será posteriormente anunciada. Entre as demais atividades paralelas, destacam-se ainda os encontros da Formação Spcine Convida.
Em 2025, o circuito de exibição em São Paulo é formado pelo CineSesc, a Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), o Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e o Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem na Estação NET Botafogo e Estação NET Rio e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Ampliando o acesso ao público, a programação em streaming apresenta no Itaú Cultural Play, entre 14 e 30 de abril, 6 curtas-metragens da competição brasileira deste ano e 4 curtas do homenageado Vladimir Carvalho.