28/09/2026

Premiado em Veneza, “Naza” estreia no Brasil em 1º de outubro

Yuval Abraham e Rachel Szor, na cerimônia de premiação do Festival de Veneza (Crédito: Festival de Veneza)

Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, há poucas semanas, o documentário Naza, dirigido pelos cineastas israelenses Rachel Szor e Yuval Abraham, será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes e a estreia está marcada para o dia 1º de outubro.

Resultado de uma investigação realizada ao longo de três anos, Naza denuncia os sistemas utilizados pelas forças israelenses em operações militares em Gaza, reunindo 24 depoimentos anônimos de militares e integrantes da inteligência israelense. O título do filme refere-se ao eufemismo utilizado pelos serviços de inteligência israelenses para indicar o número de civis que possivelmente morrerão em um bombardeio. A sigla vem de ‘Nezek Agavi”, que significa “dano colateral”.

“Não é um acidente, mas o resultado de uma estratégia deliberada. Atos homicidas e políticos baseados na total desumanização dos palestinos. Os oficiais da inteligência israelense com quem conversamos nos explicaram como esse massacre é sistêmico”, disse Abraham, ao receber o prêmio.

O diretor também fez questão de prestar uma homenagem aos jornalistas palestinos que tornaram o filme possível: “Essa verdade foi documentada e é conhecida graças a jornalistas palestinos. Mais de duzentos deles foram assassinados por Israel em Gaza. Suas vozes foram silenciadas e negadas. Acreditamos que negar um crime é o que permite que ele persista”, afirmou.

Notícias relacionadas