23/06/2026
Comédia

Fido - O Mascote

Timmy Robinson (K'Sun Ray) é um menino cujo melhor amigo é um zumbi chamado Fido (Billy Connolly). Porém, quando a criatura devora um vizinho, os pais (Carrie-Anne Moss e Dylan Baker) do garoto querem livrar-se do zumbi. Timmy fará de tudo para salvar a pele de seu mascote.

post-ex_7
Os zumbis sempre foram considerados as personagens mais risíveis dos filmes de terror, exceto, talvez, pelos Tomates Assassinos. Na forma de cambaleantes comedores de cérebros, como os eternizados pelo diretor George A. Romero (de Terra dos Mortos), os mortos-vivos se apresentam de forma dual ao espectador, que ora se assusta, ora acha graça das funestas criaturas.

Desajeitados e acéfalos, eles se tornam títeres perfeitos nas mãos de roteiristas talentosos e humorados, como o inglês Edgar Wright , que os ridicularizou no excelente Todo Mundo Quase Morto (2004). Desta vez, a paródia vem do Canadá, com Andrew Currie, que assina e dirige Fido, o Mascote.

Nesta nova produção, Currie debocha de tudo e faz críticas veladas de forma torrencial, em que apatia, preconceito, consumismo e a ética da ciência são apenas alguns assuntos. Tudo, claro, de forma muito divertida e simples, para não rivalizar com as piadas. Dar exemplos, aqui, seria estragar a possível satisfação do espectador.

O que pode ser dito é que o enredo é engenhoso. Após uma catástrofe expor as pessoas a poeira nuclear, os mortos-vivos aparecem como uma praga. Com o passar dos anos, no entanto, uma empresa chamada Zomcon coloca à venda uma espécie de coleira capaz de domesticar os zumbis. Como objeto de consumo instantâneo, os moradores de um condomínio americano passam a ostentar seu próprio morto-vivo de estimação.

Eles passam a fazer parte da criadagem, sem reclamar, sem fazer barulho, sem processar. Na família de Bill Robinson (Dylan Baker, de Réquiem para um Sonho), extraordinariamente, a criatura é ainda mais importante. Nesse caso, o fato de seu próprio pai ser um impecável chato, torna o zumbi Fido (Billy Connolly, de Sua Majestade, Mrs. Brown) a melhor companhia para o filho Timmy (K'Sun Ray) e a esposa (Carrie-Anne Moss, de Matrix).

Como se isso não bastasse, Fido perde o controle e ataca uma vizinha, que morre e dá origem a uma série de situações hilariantes. É importante dizer, no entanto, que o desenrolar dos conflitos se prende a piadas prontas que se tornam cansativas. Mesmo assim, Currie acerta e faz de Fido, o Mascote uma competente comédia.

post