Especula-se que entre as causas do fim do acordo está o comportamento excêntrico do ator nos últimos meses, que repercutiu na bilheteria de seus filmes. As declarações de amor histéricas à mulher Katie Holmes em TV – que inclui macaquices num sofá de um programa de televisão –, a suposta refeição com a placenta de sua recém-nascida e a briga com Brooke Shields contra o uso de antidepressivos estão entre alguns dos momentos que macularam a imagem de Cruise nos últimos meses.
A terceira incursão de Missão Impossível (foto) rendeu cerca de US$ 400 milhões no mundo todo e deve gerar mais 200 milhões nas vendas dos DVDs, porém sua fraca abertura em maio deixou a Paramount apreensiva. Segundo o The New York Times, a parcela que o ator receberia desse valor é bem alta, o que deixa o estúdio quase sem lucrar com o filme.
A sócia de Cruise, Paula Wagner disse numa entrevista na terça que o ator informara seus agentes que ele e a Paramount estavam terminando as negociações para renovação de contrato. Ela também informou que ele já conseguiu outros financiadores em Nova York e Los Angeles e que, agora, estava em busca de novos pareceiros para distribuir suas produções.
Quanto ao fato do executivo da Paramount ter dito que o comportamento de Cruise é ‘absurdo e desrespeitoso’, Paula disse que não tem nada a dizer sobre ‘um comentário tão estúpido’. Ela parece ter se esquecido de que o ator se tornou motivo de piadas (inclusive em filmes, como Todo Mundo em Pânico e em diversos programas de TV e publicações).
