O evento começa na próxima sexta (25) e vai até 2 de setembro. Participam da mostra 424 filmes, de 51 países, com sessões em oito salas da capital paulista. Segundo a diretora do festival, Zita Carvalhosa, o digital gerou um paradoxo para a produção de curtas. “Está mais fácil filmar, mas difícil mostra e difícil saber o que é bom. Mas o que é bom se estampa na tela”, avaliou na coletiva de lançamento do evento.
Com a facilidade do digital, o Festival teve recorde de inscrições de curtas brasileiros. “Foram mais de 350 inscritos, e selecionamos 97. A maioria tem entre 15 e 20 minutos”, explicou. Entre os selecionados estão os dois exibidos em Cannes nesse ano, “Alguma Coisa Assim”, de Esmir Filho; “O Monstro”, de Eduardo Valente; além de “Quando o Tempo Cair”, que marca a estréia na direção do ator Selton Mello.
Filmes premiados nos principais festivais também são destaque aqui. Sniffer e Conto de Bairro ganharam Cannes; Pequena Estação, Veneza; e Nunca Como da Primeira Vez!, Berlim. Já a seção Mix Brasil traz o curta ganhador de Sundance, Bugcrush: Estranha Atração.
Uma das novidades do festival é o programa “Cinema dos Sentidos”, que é uma sessão especial voltada para cegos, e acontece no Cinesesc. Serão exibidos três filmes que, além do áudio original, contarão com uma narração extra descrevendo tudo o que acontece no curta. “As pessoas que não são deficientes visuais serão convidadas a vendar os olhos para poder experimentar a proposta como convém”, explica a diretora.
Dando ênfase à proposta do cinema experimental do Festival, acontece o programa “Lux Unlocked”, no qual serão exibidos filmes de uma das maiores organizações do mundo responsável pela distribuição e arquivamento de filmes e vídeos experimentais.
As questões de natureza política também têm um segmento à parte. Intolerância, racismo e imigração são alguns dos temas dos curtas exibidos nessa seção. O público infantil também tem uma mostra específica com o melhor da produção de curtas de vários países do mundo voltada para essa faixa.
Depois de São Paulo, o festival viaja para São Carlos, Rio, Recife e Porto Alegre. Para a programação completa e mais informações, acesse www.kinoforum.org
