13/06/2026

Jafar Panahi terá cadeira vazia e prêmio em Cannes para lembrar sua prisão

A exemplo do que fez o Festival de Berlim, o Festival de Cannes, que começa dia 11 de maio, lembrará a situação do diretor iraniano Jafar Panahi – que está cumprindo uma pena de seis anos de prisão, além da proibição por outros 20 de realizar filmes, devido à sua participação nos protestos contra os resultados da eleição de 2009.
 
Além de deixar permanentemente uma cadeira vazia para ele, no Teatro Croisette – sede das exibições da mostra Quinzena dos Realizadores –, o festival francês exibirá seu filme, Fora do Jogo (2005), numa sessão dia 12 de maio. No dia seguinte, haverá uma coletiva para lembrar a situação do diretor, revelado em Cannes, onde venceu em 1995 o prêmio Caméra d’Or, para estreantes, pelo filme O Balão Branco.
 
Além disso, a Sociedade dos Realizadores de Filmes da França (SRF) decidiu atribuir ao cineasta o prêmio Carrosse D’Or, concedido a diretores notáveis pela independência de pensamento e coragem. A justificativa da SRF: “Porque nenhum cineasta, nenhum autor pode permanecer indiferente à violência desta decisão, o SRF se comprometeu a quebrar o silêncio imposto a Panahi, pela liberdade de expressão”.

Notícias relacionadas