Festival Visões Periféricas, no Rio, abre com homenagem a Eduardo Coutinho
- Por Nenhuma
- Publicado em 16/08/2012 às 13:15
- Tempo de leitura 1 minuto
Começa hoje (16-8) a 6ª edição do Festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro, que exibirá até o próximo sábado (25) uma seleção de 104 filmes, distribuídos em quatro mostras, em salas de cinema, espaços comunitários de favelas e em praça pública. Todas as sessões são gratuitas.
A cerimônia de abertura será marcada pela homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho que, aos 79 anos, é um dos mais importantes e premiados documentaristas do país, autor de filmes como Cabra Marcado para Morrer e Edifício Master. Coutinho trabalhou para o Centro de Criação da Imagem Popular – Cecip, que também será homenageado por 25 anos de atuação. São dessa época dois trabalhos do cineasta,Santa Marta e Boca de Lixo, visões humanistas sobre populações marginalizadas.
Além de exibição de filmes e debates, haverá também uma oficina de produção audiovisual para 30 jovens em Madureira. No final da oficina os vídeos serão exibidos em uma sessão especial durante o festival.
Maiores informações sobre as atividades e a programação no site do festival:
Data: de 16 a 25 de agosto, no Rio de Janeiro.
Locais de exibição:
- Oi Futuro em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 - metrô Gal. Osório)
- Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco 241 - metrô Cinelândia)
- Instituto Cervantes (Rua Visconde de Ouro Preto, 62. Botafogo. Tel. (21) 3554-5915)
- Comunidades: Babilônia, Cantagalo, Santa Marta, Mangueira e Vila Parque da Cidade
Entrada franca em todos os locais de exibição
