Com seu programa, iniciado em 1992, a Unesco pretende garantir que a humanidade não perca sua memória documental. Metrópolis foi filmado em 1925/26 nos estúdios Babelsberg com Gustav Froehlich e Brigitte Helm nos papéis principais. Pouco depois de sua estréia, em 1927, foi feita uma nova versão muito mais curta e a original é dada como perdida.
Graças ao exaustivo trabalho executado pela Fundação Murnau, foi possível encontar uma parte do material desaparecido. Em fevereiro passado, a nova cópia, com 146 minutos, foi exibida no Festival de Berlim.
Cineweb-5/11/2001
