09/08/2026

Festival É Tudo Verdade anuncia os vencedores de 2015

O 20º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários anunciou sua premiação oficial, que destacou o brasileiro A Paixão de JL, de Carlos Nader e a coprodução francesa A França é Nossa Pátria, de Rithy Pahn.
 
O júri internacional foi formado pela cineasta e crítica francesa Laetitia Mikles, pelo documentarista chileno Cristián Leighton e pelo curador americano Thom Powers. O júri nacional contou com a cineasta Carla Gallo, o curador Fabiano Canosa e o cineasta e diretor de fotografia Lauro Escorel.
 
Pela primeira vez na história do evento, o vencedor da Competição Nacional de Curtas-Metragens e o da Competição Internacional de Curtas-Metragens estão automaticamente qualificados para exame pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood visando uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental. O É Tudo Verdade é o primeiro e único festival sul-americano a merecer este status.
 
Encerrado em seu segmento inicial, em São Paulo e no Rio, neste domingo (19-4), o festival terá as seguintes itinerâncias:  Belo Horizonte de 29 de abril a 4 de maio, em Santos de 7 a 10 de maio e em Brasília de 27 de maio a 1 de junho.
 
Abaixo, a lista completa dos premiados oficiais do É Tudo Verdade 2015:
 
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Melhor Documentário Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
A França é Nossa Pátria, de Rithy Pahn
Melhor Documentário Curta-Metragem (Júri Oficial)
Supercondomínio, de Teresa Czepiec
 
Menção Honrosa para Documentário Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
Hora do Chá, de Maite Alberdi
Menção Honrosa para Documentário Curta-Metragem (Júri Oficial)
Urso, de Pascal Flörks
 
COMPETIÇÃO BRASILEIRA
 
Melhor Documentário Brasileiro de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
A Paixão de JL, de Carlos Nader
Melhor Documentário Curta-Metragem (Júri Oficial)
Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunato
 
 
PREMIAÇÕES PARALELAS
 
PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
Júri composto por Christian Peterman, Alessandro Giannini, Edu Fernandes, Renata D'Elia e Marcelo Costa
Melhor Documentário Curta-Metragem Competição Brasileira
De Profundis, de Isabela Cribari
PRÊMIO ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)
Júri composto por Luiza Lusvarghi, Heitor Augusto e Rodrigo Zavala  
Melhor Documentário Longa ou Média-Metragem Competição Brasileira
A Paixão de JL, de Carlos Nader
Melhor Documentário Curta-Metragem Competição Brasileira
Sem Título # 2 : LA MER LARME, de Carlos Adriano
 
PRÊMIO ABD SÃO PAULO DE MELHOR CURTA-METRAGEM BRASILEIRO (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - Júri Próprio)
Melhor Documentário Curta-Metragem Competição Brasileira
Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunato

Notícias relacionadas