26/06/2026

Inaugurado hoje cineclube da Aliança Francesa centro

A Aliança Francesa, em parceria com o Consulado Geral da França, abre, a partir do de hoje (26/03), o seu cineclube. A primeira série do evento é um ciclo de oito sessões, com a exibição de filmes temáticos, os quais serão apresentados e discutidos pela jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa (diretora do Cineweb). Os filmes são legendados em português e o público poderá participar de debate após a projeção, às sextas-feiras, quinzenalmente, às 18:30 horas, na Aliança Francesa do Centro, à rua General Jardim, 182 (República). Material de apoio será distribuído a cada semana. A sessão (gratuita) vai acontecer no auditório da Aliança Francesa, com capacidade para 60 pessoas. O objetivo do cineclube é difundir a língua e a cultura francófonas, proporcionando aos espectadores a oportunidade de discutir temas e diretores consagrados ou de vanguarda, bem como o próprio cinema francês.

Programação:

1o Bloco - Tema: "André Téchiné, de crítico a diretor". Ex-crítico da respeitada revista "Cahiers du Cinéma", André Téchiné desenvolveu uma das carreiras mais expressivas dentro da cinematografia francesa atual, com um peculiar para um retrato intimista das relações humanas.

26/03: "Alice & Martin", de André Téchiné (124 min.)

16/4: Documentário: "André Téchiné, Après La Nouvelle Vague" (50 min)

2O Bloco - "Claude Chabrol, um cineasta da diversidade". Com uma carreira de 46 anos e 66 filmes, o diretor Claude Chabrol é um dos mais versáteis cineastas franceses, capaz de transitar entre tendências, movimentos e gêneros sempre com incomparável criatividade.

30/4: "A Teia de Chocolate", de Claude Chabrol (96 min).

7/5: Documentário: "Claude Chabrol, L´Entomologiste" (52 min).

3o Bloco - "Isabelle Huppert: profissão atriz". Uma das mais premiadas e ativas atrizes francesas, Isabelle Huppert acumula mais de 80 filmes, num processo incansável de tentar superar os próprios limites nos papéis mais variados.

28/5: "Crônica da Inocência", de Raoul Ruiz (98 min).

11/6: Documentário "Isabelle Huppert" (52 min).

4O Bloco - "O Cinema Francês em seu momento de repercussão mundial". Um dos maiores sucessos de bilheteria da história da França, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" apaixonou espectadores em todo o mundo e afirmou a originalidade da cinematografia francesa no trabalho de um de seus mais expressivos e polêmicos criadores, Jean-Pierre Jeunet.

25/6: "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (126 min), de Jean-Pierre Jeunet, e curta- documentário "Faiseurs d´Images, Jean-Jeunet" (13 min).

5º Bloco - Um herói da preservação do cinema: Henri Langlois, criador da Cinemateca Francesa.

2/7: "Citizen Langlois" (65 min.)

Notícias relacionadas