08/06/2026

Olhar de Cinema 2020 divulga filme de abertura e mostra Novos Olhares

No dia 7 de outubro,  a 9ª edição do Olhar de Cinema será aberta com o filme brasileiro Para Onde Voam as Feiticeiras, de Beto Amaral, Eliane Caffé e Carla Café, que une encenações e improvisos de sete artistas de rua de São Paulo, expondo a permanência de antigos preconceitos de gênero e raça. O longa foi selecionado para o Cinelatino Rencontres de Toulouse, mas não chegou a ser exibido por causa da pandemia de Covid-19.

 

A programação do festival curitibano, este ano totalmente online até o dia 15 de outubro, terá diversas outras atrações na mostra Novos Olhares. Diretamente da mostra Forum do Festival de Berlim deste ano chega o novo documentário do romeno Radu Jude Letra Maiúscula, que volta ao país de 1981 e resgata a história do adolescente Mugur C?linescu que, com apenas suas palavras, protestava contra o governo de Ceau?escu e a manipulação da história oficial. Da Forum, chega também O que resta / Revisitado, de Clarisse Thieme, que usa o experimentalismo para alcançar os crimes da guerra na Bósnia e Herzegovina nos anos 1990.

A coprodução Espanha/Suíça O Ano do Descobrimento, dirigida por Luis López Carrasco, chega dos festivais de Roterdã e Cinema du Réel, de onde saiu premiada. O filme volta às Olimpíadas de Barcelona e à Expo de Sevilha, em 1992, e apresenta as contradições da imagem internacional criada para o país e a realidade interna, com os protestos em Cartagena.

Pesadelos insistentes são a origem da busca pela história e por memórias em Pajeú, longa-metragem do brasileiro Pedro Diógenes, que foi exibido na competitiva internacional do FIDMarseille. Outro filme brasileiro que integra Novos Olhares é o documentário Agora, de Dea Ferraz, que busca desvendar a relação do corpo com as imagens e o cinema como ativador desse movimento.

Los Conductos, de Camilo Restrepo, completa a seleção. A coprodução Colômbia/França/Brasil, inspirada em uma história real, fala de alguém atormentado pelo passado. O longa foi exibido na mostra Encounters da Berlinale.

Confira a lista completa de selecionados para as duas mostras:

FILME DE ABERTURA

Para Onde Voam as Feiticeiras (Brasil, 2020, 89 min.), de Beto Amaral, Eliane Caffé, Carla Café


NOVOS OLHARES


Agora (Brasil, 2020, 70 min.), de Dea Ferraz


O Ano do Descobrimento (El año del descubrimiento, Espanha/Suíça, 2020, 200 min.), de Luis López Carrasco


Los Conductos (Colômbia/França/Brasil, 2020, 70 min.), de Camilo Restrepo


Pajeú (Brasil, 2020, 74 min.), de Pedro Diógenes Carrasco


Letra Maiúscula (Uppercase Print, Romênia, 2020, 128 min.), de Radu Jude


O que resta / Revisitado (Was bleibt I Šta ostaje I What remains / Re-visited, Alemanha/Áustria/Bósnia e Herzegovina, 2020, 70 min.), de Clarissa Thieme


SERVIÇO
 
Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
De 7 a 15 de outubro

Passaporte Acesso Livre

Até o dia 2 de setembro, estão abertas as inscrições para o Passaporte Acesso Livre. Elas podem ser feitas em formulário no site www.olhardecinema.com.br e as vagas limitadas. Os cadastros serão submetidos a um processo de seleção que observará a diversidade, tendo como foco a participação de pessoas de diferentes regiões e realidades sociais.

Notícias relacionadas