Começa nesta sexta (25/3) e prossegue até 3 de abril a 34a edição do Cinélatino - Rencontres de Toulouse, na França. Sempre dedicado ao cinema latino-americano, este ano a mostra apresenta uma retrospectiva do cineasta chileno Patricio Guzmán, que participará de um debate na cidade francesa, e tem como destaque uma cópia restaurada do filme Bolívia, do diretor argentino Adrián Caetano, marcando os 20 anos do programa de apoio Cine en Construcción.
Diretor de documentários essenciais sobre a história de seu país, como A Batalha do Chile, Salvador Allende, O Caso Pinochet e a trilogia A Nostalgia da Luz, O Botão de Pérola e A Cordilheira dos Sonhos - todos parte da retrospectiva -, Guzmán participará de um debate com o historiador Clément Puget e o astrofísico Thierry Contini no sábado (26/3), às 17h30, na Cinemateca de Toulouse.
Programa de apoio criado há 20 anos para auxiliar cineastas a finalizarem seus trabalhos, o Cine en Construcción celebra este aniversário com a cópia restaurada de Bolívia, um filme que levou 5 anos para ser concluído (entre 1996 e 2001). Na trama, a saga de um imigrante boliviano que se desloca até Buenos Aires, deixando para trás sua família, em busca de uma vida melhor. Na capital argentina, encontra um ambiente hostil, de preconceito e exploração.
Concluído com o apoio do programa de Toulouse, o filme de Adrián Caetano foi selecionado para o Festival de Cannes 2001, em que recebeu o prêmio da crítica jovem, o Festival de Londres, onde venceu o prêmio da Fipresci, e o Festival de San Sebastián, em que levou o troféu de melhor filme latinoamericano, entre outras premiações.
A sessão de Bolívia está marcada para o domingo (27/3), às 17h, na Cinemateca de Toulouse.
Outras informações podem ser encontradas no site: www.cinelatino.fr