O Festival de Berlim divulgou novos títulos de sua edição 2023, referentes às seções paralelas Fórum, Fórum Expanded, Berlinale Special e Berlinale Series. Entre os destaques na Berlinale Special, estão a première mundial de Seneca, coprodução alemã-marroquina de Robert Schwentke com John Malkovich e Geraldine Chaplin, um novo filme do canadense Brandon Cronenberg, Infinity Pool, com Alexander Skarsgård, e o documentário inédito sobre o tenista alemão Boris Becker assinado pelo norte-americano Alex Gibney - vencedor do Oscar de documentário em 2007 por Um Táxi na Escuridão.
Entre as galas especiais desta seção, está a première alemã do drama Tár, de Todd Field, estrelado por Cate Blanchett, vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza 2022, em que o filme participou da competição principal.
Na Berlinale Series, a primeira atração anunciada é a série belgo-alemã The Swarm, estrelada por Cécile de France.
O festival acontece entre 16 e 26 de fevereiro de 2023.
Artes do festival de Berlim são de autoria da designer gráfica Claudia Schramke
Abaixo, a lista completa dos filmes já divulgados:
Berlinale Special
Infinity Pool, de Brandon Cronenberg. Com Alexander Skarsgård, Mia Goth, Cleopatra Coleman. Canadá, 2022. Première europeia.
Loriots große Trickfilmrevue (Loriot's Great Cartoon Revue), de Loriot, Peter Geyer. Com Loriot. Alemanha, 2023. Animação. Première mundial.
#Manhole, de Kazuyoshi Kumakiri. Com Yuto Nakajima, Nao, Kento Nagayama. Japão, 2023. Première Internacional.
Seneca (Seneca - On the Creation of Earthquakes), de Robert Schwentke. Com John Malkovich, Louis Hofmann, Geraldine Chaplin, Lilith Stangenberg, Samuel Finzi. Alemanha/Marrocos, 2022. Berlinale Special Gala. Première mundial.
Tár, de Todd Field. Com Cate Blanchett, Nina Hoss, Noémie Merlant, Sophie Kauer. EUA, 2022. Berlinale Special Gala. Première alemã.
Untitled Boris Becker Documentary, deAlex Gibney. Inglaterra/EUA, 2023. Berlinale Special Gala. Documentário. Première mundial.
Berlinale Series
Der Schwarm (The Swarm), deBarbara Eder, Luke Watson, Philipp Stölzl (diretor). Com Cécile de France, Alexander Karim, Leonie Benesch, Joshua Odjick. Alemanha/Bélgica, 2023. Fora de competição. Première mundial. A ser transmitida por: ZDF, France Télévisions, Rai, Viaplay Group, Hulu Japan, ORF, SRF. 3/8 episódios. Sinopse: Nesta adaptação do romance de Schätzing, a natureza parece estar em revolta. Baleias afundam barcos, mariscos envenenam uma cidade costeira. Um time de pesquisadores chega como a última esperança, não só para combater estas ameaças como para lutar contra corporações e políticos corruptos.
Fórum
Concrete Valley, de Antoine Bourges. Com Hussam Douhna, Amani Ibrahim, Abdullah Nadaf, Lynn Nanume. Canadá, 2022. Première internacional. Um filme sobre as dificuldades cotidianas de uma família síria que se radicou no Canadá há 5 anos.
Dearest Fiona, de Fiona Tan. Holanda, 2023. Première Mundial. A diretora explora o potencial das divergências entre som e imagem num filme que traz o áudio da leitura de cartas de um pai para sua filha fora do quadro.
Horse Opera, de Moyra Davey. EUA, 2022. Première europeia.Um filme experimental, que mistura narrações, imagens de cavalos e outras dentro de uma casa no campo. A trilha sonora vai de Lauryn Hill e Prince e se mescla à voz lacônica da diretora.
El juicio, de Ulises de la Orden. Argentina/Itália/França/Noruega, 2023. Documentário. Première mundial. Em 1985, dois anos depois do fim da ditadura militar na Argentina, membros da junta são julgados no tribunal. O diretor cria 18 capítulos sucintamente editados das 530 horas de filmagem, trazendo testemunho do terrorismo de estado.
Llamadas desde Moscú, de Luís Alejandro Yero. Cuba/Alemanha/Noruega, 2023. Filme de estreia. Documentário. Première mundial. Uma casa pré fabricada em Moscou fornece a estrutura de endereço transitório para quatro imigrantes de Cuba. Até que o ataque russo à Ucrânia muda radicalmente a situação.
Mammalia, de Sebastian Mih?ilescu. Com István Téglás, M?lina Manovici, Denisa Nicolae, Steliana B?l?cianu, Rolando Matsangos. Romênia/Polônia/Alemanha, 2023. Première mundial. Terror explora as tensões de Camil quando ele descobre que seu parceiro participa de um culto com estranhos rituais e vestes brancas.
Poznámky z Eremocénu (Notes from Eremocene), de Viera ?ákanyová. Eslováquia/República Tcheca, 2023. Première mundial. O cientista Edward O. Wilson denominou a próxima era geológica como Eremocene. Em seu ensaio científico, Viera ?ákanyová explora esta era de solidão em diálogo com um alter ego virtual do futuro.
This Is the End, de Vincent Dieutre. França, 2023. Documentário. Première mundial. Depois de Jaurès (2012, o diretor apresenta outro terno filme autoficcional que inclui viagens a Los Angeles e poesia em tempos pandêmicos.
Fórum Expanded
Comrade leader, comrade leader, how nice to see you, de Walid Raad. Eua, 2022. Première europeia. Instalação que apresenta video-projeções de cachoeiras, inspiradas na história das Fickle Falls do Líbano, que foram rebatizadas inúmeras vezes pelas milícias engajadas na Guerra Civil Libanesa, dependendo de suas alianças instáveis.
Conspiracy, de Simone Leigh e Madeleine Hunt-Ehrlich. Com Lorraine O'Grady. EUA, 2022. Première europeia. Um tributo a mulheres negras artistas, fundindo cinema e escultura num estudo poético em torno do trabalho manual envolvido na feitura da arte.
Es gibt keine Angst (Afraid Doesn’t Exist), de Anna Zett. Alemanha, 2023. Première mundial. Anna Zeit transforma materiais em sua maioria inéditos do Arquivo Berlinense da Oposição na Alemanha Oriental num curta-thriller, permitindo uma reavaliação de experiências de violência.
Last Things, de Deborah Stratman. Com Valérie Massadian, Marcia Bjørnerud. França/EUA/Portugal, 2023. Première mundial. Combinando ciência e vanguarda, o filme aborda evolução e extinção do ponto de vista das rochas, introduzindo a geo-biosfera como um lugar de possibilidade evolucionária em que humanos desaparecem mas a vida continua.
No Stranger at All, de Priya Sen. Índia, 2022. Première internacional. Através de uma série de ficções incompletas, o filme retrata Nova Delhi, na Índia, em tempos de lockdown e inquietação, construindo um caleidoscópio de vozes resistentes que afastam a linguagem do ódio, captando a dor e a euforia da cidade.
On This Shore, Here, de Jasmina Metwaly. Com Alaa Abdulatif. Alemanha, 2022. Première europeia. Fábula que recorre a canções e textos, mesclando personagens humanos e não-humanos, para contar a história de um presente congelado no olhar da mitológica Medusa.
That Day, on the River, de Lei Lei. Com Lei Jiaqi, Lei Lei, Lu Yue. República Popular da China, 2022. Première mundial. Procurando a casa em que seu pai cresceu, o diretor Lei Lei mapeia a história de uma infância na China rural que mescla colagens, técnicas de animação e found footage.
Un gif larguísimo, de Eduardo Williams. Espanha/Noruega/Grécia, 2022. Première internacional. Imagens de uma câmera percorrendo um sistema digestivo criam sensações de proporções e movimentos inusitados, sustentando uma tensão semelhante a corpos celestes.
