Vencedor de seis prêmios Kikitos em Gramado, o diretor Joel Zito Araújo, de Filhas do Vento, ameaçou nesta segunda-feira devolver todas as premiações recebidas no Festival de Gramado depois de tomar conhecimento de declarações do presidente do júri, o crítico Rubens Ewald Filho, em entrevista ao "Jornal do Brasil" publicada hoje. O crítico afirmou na reportagem ao diário carioca que se tratou de "uma premiação totalmente planejada" e que "não foi à toa que demos prêmios para seis atores negros num estado como o Rio Grande do Sul, que sempre foi acusado de desprestigiar o negro". Em nota oficial, o cineasta declara: "Não queremos esmola e não aceitamos ser premiados por cota. Não concordamos que o Rio Grande do Sul é o estado mais racista do Brasil". Mais adiante, reitera: "As declarações do presidente do júri colocam em dúvida as decisões de todo o júri. Com esta nota queremos dizer para todo o Brasil que se a opinião do sr. Rubens for a mesma do júri, recusamos publicamente todos os prêmios que recebemos na noite do festival. Com exceção, obviamente, do prêmio de melhor filme, decidido pelos críticos de cinema enviados para Gramado". Caso concretize a ameaça de devolver os Kikitos atribuídos pelo júri, Araújo devolveria o troféu de melhor diretor, melhor atriz (dividido entre Ruth de Souza e Léa Garcia), ator (Milton Gonçalves), ator coadjuvante (Rocco Pitanga), atriz coadjuvante (dividido entre Taís Araújo e Thalma de Freitas). Cineweb-23/8/2004-20.00
Diretor de "Filhas do Vento" ameaça devolver Kikitos
- Por Nenhuma
- Publicado em 23/08/2004 às 20:01
- Tempo de leitura 1 minuto
