21/01/2025

Após greve de fome, Jafar Panahi é libertado de prisão iraniana

 O diretor iraniano Jafar Panahi, preso por quase sete meses no Irã, foi libertado nesta sexta-feira sob fiança, informou a ONG Centro para os Direitos Humanos no Irã, com sede em Nova York.
 
Ele foi solto dois dias depois de iniciar uma greve de fome em protesto contra as medidas adotadas pelo regime iraniano, que culminaram com seu encarceramento.
 

Post da esposa do diretor, Tahereh Saeidi, em sua página do Instagram, após a libertação do marido da prisão de Evin
 
“Panahi foi temporariamente libertado da prisão de Evin graças aos esforços de sua família, advogados respeitados e representantes do cinema”, segundo comunicado da Iran Film House, que reúne profissionais da indústria cinematográfica do país.
 
“Vou continuar neste estado até que, talvez, meu corpo sem vida seja libertado da prisão”, disse Panahi em um comunicado divulgado por sua esposa depois que o cineasta iniciou sua greve de fome na quarta-feira.
 
Inúmeras personalidades do cinema e da cultura estão entre as milhares de pessoas detidas no Irã, como parte da repressão aos protestos desencadeados após a morte na detenção da jovem curda Mahsa Amini, em meados de setembro, informa a agência AFP.

Notícias relacionadas