O diretor de Filhas do Vento, Joel Zito Araújo, um dos vencedores do Festival de Gramado deste ano, aceitou os argumentos apresentados pelo presidente do júri, o crítico Rubens Ewald Filho, decidiu encerrar a polêmica envolvendo seu filme e não vai mais devolver os troféus que recebeu na competição."Nada me deixa mais encantado diante de um ser humano, nada me provoca mais respeito, quando vejo uma atitude reparadora e digna diante de um grande equívoco", disse hoje o diretor ao Cineweb.A polêmica se originou de uma entrevista de Rubens ao Jornal do Brasil, logo após a divulgação oficial, na qual justificava o resultado como "uma premiação totalmente planejada" e que "não foi à toa que demos prêmios para seis atores negros num estado como o Rio Grande do Sul, que sempre foi acusado de desprestigiar o negro". Em sua coluna de hoje no portal UOL, Rubens publicou um artigo tecendo muitos elogios ao filme, descrevendo os 15 minutos iniciais como verdadeira obra-prima. "Em momento nenhum houve condescendência, paternalismo; o fato de [os atores] serem negros nem sequer foi levantado. Até mesmo porque esse é um dos méritos do filme. Eles são antes de tudo humanos, brasileiros, gente como a gente. E por isso mesmo admiráveis", escreveu o presidente do júri.Joel Zito revelou que recebeu um telefonema de Rubens e cópia do texto do artigo que foi repassado para a imprensa. "Para todos nós, diante da digna ação de Rubens, está encerrada a polêmica", concluiu o diretor.Filhas do Vento foi premiado como melhor diretor, melhor atriz (dividido entre Ruth de Souza e Léa Garcia), ator (Milton Gonçalves), ator coadjuvante (Rocco Pitanga), atriz coadjuvante (dividido entre Taís Araújo e Thalma de Freitas). A produção também recebeu o prêmio da crítica.
Joel Zito aceita argumentos de Rubens e não devolverá Kikitos
- Por Luiz Vita
- Publicado em 24/08/2004 às 16:24
- Tempo de leitura 1 minuto
