20/02/2024

Mostra de filmes do MAM SP apresenta retrospectiva da obra audiovisual de Tunga

Hoje e amanhã, o Museu de Arte Moderna de São Paulo traz mais uma edição de sua Mostra de Filmes, desta vez com uma seleção da obra audiovisual de Tunga (1952 - 2016), exibida em sessões gratuitas no Auditório Lina Bo Bardi. Com curadoria de Antonio Gonçalves Filho e apoio do Instituto Tunga e da Millan, a mostra reúne registros de performances e filmes dirigidos pelo próprio artista e por cineastas como Eryk Rocha, Evandro Salles, Lúcia Helena Zaremba, Marian Lacombe, Murilo Salles, Shelagh Wakely, entre outros.

Gravado em 2015 e inédito, o filme dirigido pela documentarista francesa Marian Lacombe apresenta a origem e o conceito por trás da instalação Eu, Você e a Lua (2015), obra de Tunga exposta até 03 de março de 2024 na Sala de Vidro do MAM, com curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do museu.  Composta por elementos recorrentes no vocabulário poético do artista, como garrafas de cristal, pedras e pratos presos em aros e hastes, a instalação é uma das últimas obras realizadas por Tunga.

 Segundo Cauê Alves, curador do MAM, “a Mostra de Filmes é uma oportunidade inédita de compreender tanto a trajetória de filmes feitos por Tunga como aqueles produzidos sobre ele. A partir da obra de Tunga apresentada na Sala de Vidro do MAM e da seleção de filmes, é possível mergulhar no universo simbólico e na poética de um dos artistas fundamentais da arte brasileira”.

Serviço

Mostra de filmes no MAM: Tunga

Curadoria: Antonio Gonçalves Filho

Data: 01 e 02 (sexta e sábado) de dezembro de 2023

Local: Auditório Lina Bo Bardi no MAM São Paulo

Programação (em ambos os dias):

 • 15h - início da sessão

• 17h - conversa com Eryk Rocha e José Augusto Ribeiro, mediada por Antonio Gonçalves Filho

 Gratuito

Ingressos em mam.org.br/visite

Classificação indicativa: 12 anos

 Museu de Arte Moderna de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera, Portões 2 e 3

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h. Gratuito aos domingos

Telefone: (11) 5085-1300

 

Notícias relacionadas