Já está disponível na Globoplay o documentário brasileiro Diário de uma onça. Filmando no Pantanal, o longa acompanha três gerações de uma mesma família de onças, e é narrado em primeira pessoa pela mais jovem delas. Quem empresta a voz ao animal é a atriz Alanis Guillen, que interpretou Juma na novela Pantanal.
Produzido ao longo de três anos, o filme é dirigido pelos brasileiros Fábio Nascimento e Mario Haberfeld, e o britânico Joe Stevens. “Ter três diretores foi uma experiência completamente nova para todos nós – e nos deu uma maneira única de verificar e equilibrar nosso estilo editorial à medida que avançávamos. Nós três trazemos experiências e ideias muito diferentes, e isso ajudou muito na fusão do projeto. Mario trabalha há anos no setor de conservação e ecoturismo e entende as mensagens que queríamos compartilhar, enquanto Fabio adquiriu décadas de experiência com o estilo de filmagem observacional e vérité. Minha formação é em filmagens de vida selvagem e documentários ambientais, então infundi isso no filme”, explica Stevens.
O filme acompanha a vida da onça mais jovem, chamada Leventina, desde como filhote na toca. “O filme mostra como as onças-pintadas são resistentes - fisicamente e, de certa forma, emocionalmente. Sendo abandonada pela mãe tão jovem, ela teve que se defender sozinha desde cedo e aprender sozinha a encontrar comida. Houve momentos em que todos pensávamos que ela iria morrer de fome. Mas ela não o fez. Ela se superou e encontrou seu próprio caminho. Também testemunhamos alguns comportamentos fascinantes, como as interações de Leventina e Ferinha numa carcaça, que são novos para a ciência.”
Stevens, que faz filmes sobre a vida selvagem no Brasil há duas décadas, diz que sempre fica impressionado com a natureza do país. “Neste projeto aprendi como até o animal mais icônico do país, a aparentemente poderosa onça-pintada, enfrenta momentos realmente desafiadores em suas vidas, mas que são resilientes e sempre seguem em frente - talvez seja uma lição para todos nós.”