13/12/2024

CineSesc promove segunda edição da mostra Amor ao Cinema

De 31 de julho a 14 de agosto de 2024, o CineSesc realiza a segunda edição da mostra Amor ao Cinema, que convida o público a uma reflexão sobre o papel do cinema na sociedade contemporânea

A mostra exibe uma programação de clássicos restaurados, obras recentes, alternativas e consagradas, de diferentes cineastas nacionais e estrangeiros, que homenageiam o cinema em suas narrativas e estéticas. Além das exibições, o evento traz encontros, bate-papos com pensadoras e pensadores do cinema e uma série de entrevistas inéditas no videowall do saguão do cinema.

A abertura acontece na quarta (31/7), às 20h30, com a exibição gratuita de A Última Sessão, do cineasta indiano Pan Nalin. Inédito nos cinemas brasileiros, o filme acompanha a jornada transformadora de uma criança que vive no interior da Índia, nos anos 1980, e sonha em tornar-se cineasta, sem compreender as dificuldades à sua frente para isto. O filme foi o escolhido pela Índia para representá-la na disputa de uma indicação ao Oscar em 2023.

Entre os destaques da programação, Videodrome (1983), de David Cronenberg, Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch, A Lei do Desejo (1987), de Pedro Almodóvar, O Fundo do Coração (1982), de Francis Ford Coppola - este último inaugurando a faixa Clássicos Acessíveis, com acessibilidade para os públicos de cegos, de baixa visão, surdos e ensurdecidos. 

Outros títulos são Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, Arca Russa (2002), de Aleksander Sokurov, Cléo das 5 às 7, de Agnés Varda, O Pântano (2000), de Lucrecia Martel, Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho, e Fechar os Olhos (2023), de Victor Erice.

Na plataforma Sesc Digital, serão disponibilizados três títulos: Brainwashed: Sexo-Câmera-Poder, documentário da cineasta estadunidense Nina Menkes sobre a misoginia no cinema; Mulheres Fazem Cinema: Um Novo Road Movie através do Cinema, série de 14 episódios do cineasta irlandês Mark Cousins; e Marcha para Roma, do mesmo Mark Cousins, um documentário que recorda a ascensão do fascismo na Itália e suas consequências.

Outras informações e a programação completa em sescsp.org.br/amoraocinema

Notícias relacionadas