26/03/2025

Filmes de Anna Muylaert e Lucia Murat selecionados em Berlim

Mais filmes brasileiros foram anunciados hoje (16) nas seções paralelas do Festival de Berlim. 

Na seção Berlin Special, foi escolhido o novo filme da diretora Anna Muylaert, A Melhor Mãe do Mundo (foto ao lado), uma coprodução entre Brasil e Argentina que terá ali sua première mundial. O filme acompanha a história de Gal (Shirley Cruz), uma catadora de materiais recicláveis que, a fim de escapar da violência do marido, Leandro (Seu Jorge), coloca seus filhos pequenos em sua carroça e atravessa a cidade de São Paulo. Pelo caminho, ela enfrenta os perigos das ruas enquanto tenta convencer as crianças, Rihanna e Benin, de que estão vivendo uma grande aventura. O filme tem estreia brasileira nos cinemas prevista para agosto.

Na seção Generation 14 Plus, que retrata filmes sobre a adolescência, foram selecionados o documentário Hora do Recreio (foto abaixo), de Lúcia Murat, que retrata o cotidiano de adolescentes periféricos do Rio de Janeiro; A Natureza das Coisas, da diretora estreante Rafaela Camelo (uma coprodução entre Brasil e Chile); Arame Farpado, de Gustavo de Carvalho e também a série De Menor, de Caru Alves de Souza.

Também está confirmado nesta seção o curta Atardecer in América, de Matías Rojas Valencia, uma coprodução entre Brasil, Chile e Colômbia.

Na seção Panorama, o representante brasileiro é Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.

Anteriormente, já haviam sido anunciados o clássico Iracema, uma Transa Amazônica (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna. O filme terá exibida em Berlim, em première mundial, sua versão restaurada digitalmente, na seção Forum.

Na seção Forum Expanded, foram confirmados dois novos longas nacionais inéditos: Cartas do Absurdo, de Gabraz Sana, que aborda o fim do mundo a partir de quatro cartas escritas por indígenas no século XVII, que remetem ao genocídio dos povos originários em cinco séculos; e Zizi (ou Oração da Jaca Fabulosa), de Felipe Bragança, que mescla imagens documentais e encenadas para reconstituir a história muito pessoal de uma família do subúrbio carioca. 

Entre os curtas, estará presente em Berlim a coprodução entre Brasil, Cuba e Haiti Anba Dio, das diretoras Luiza Calazian e Rosa Caldeira. 

O Festival de Berlim será realizado de 13 a 23 de fevereiro.

Crédito das imagens: 

A Melhor Mãe do Mundo | Aline Arruda/Divulgação
Hora do Recreio | Divulgação

Notícias relacionadas