16/09/2026

Sessão Mutual Films de agosto exibe Josef von Sternberg e Keiichi Tanaami em SP

Anatahan, de Josef von Sternberg (Crédito: Divulgação)

A Sessão Mutual Films do mês de agosto exibirá obras de Josef von Sternberg e Keiichi Tanaami, no Instituto Moreira Salles de São Paulo. O evento traz o olhar complexo do influente cineasta austro-americano von Sternberg (1894-1969) – conhecido por suas produções hollywoodianas altamente estilizadas, ao lado de alguns filmes independentes – em diálogo com o cinema experimental e de animação do renomado artista e designer gráfico japonês Tanaami (1936-2024), tendo como principal ponto de convergência o trauma da Segunda Guerra Mundial. 

Em Anatahan (1953), seu último e predileto filme (produzido e filmado no Japão), Sternberg recria, a partir das memórias de um dos sobreviventes, a história de um grupo de soldados japoneses que naufragou nas ilhas Marianas e lá viveu por seis anos após o término da guerra, sem reconhecer a derrota de seu país. A tensão entre os homens exaustos pelo isolamento é alimentada pela presença de uma única mulher, também presa na ilha. Em contraste, as memórias de infância de um Japão em chamas, entranhadas à psicodelia dos anos 1960, deram início à extensa obra de animação de Tanaami, da qual serão mostrados dez curtas-metragens realizados entre 1971 e 2016. 

Animais em chamas, pedaços de corpos nus que se movimentam e se transformam, imagens estroboscópicas e hipercoloridas caracterizam as animações do artista. A sessão também conta com um fragmento de quatro minutos do último filme silencioso de Sternberg (agora perdido), O romance de Lena (1929), que retrata a Viena pré-guerra de sua infância e conta o drama de uma mulher que perde seu filho duas vezes, primeiro pelas mãos de um Estado moralista que não reconhece seu direito à maternidade e depois pelas mãos funestas da Primeira Guerra Mundial. O programa dos curtas-metragens de Tanaami terá uma apresentação em vídeo de Julian Ross, um pesquisador nipo-britânico com foco no cinema experimental japonês.

IMS PAULISTA

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

 

 

21/8/25, quinta

18h - Programa 1: Anatahan + Crayon Angel [Anjo de giz de cera]

Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard

 

20h10 - Programa 2: Curtas de Keiichi Tanaami

Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard

 

30/8/2025, sábado

19h - Programa 1: Anatahan + Crayon Angel [Anjo de giz de cera]

21h - Programa 2: Curtas de Keiichi Tanaami

 

Para mais informações sobre os filmes e os cineastas, acesse https://www.mutualfilms.com/2025Agosto.html

Notícias relacionadas