04/06/2026

Premiado em Cannes, "Sirât" abre a Mostra de S. Paulo

Vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes, Sirât, de Oliver Laxe, vai abrir a 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema. A cerimônia de abertura acontece na quarta-feira, 15 de outubro, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, nº 16 - Campos Elísios. 

As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam no filme, também estarão presentes na sessão especial.

A produção, distribuída no Brasil pela Retrato Filmes, acompanha um pai (Sergi López) e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica, eles saem distribuindo  a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.

Sirât foi escolhido pela Espanha para disputar uma vaga no Oscar® 2026 na categoria de melhor filme internacional.

Laxe nasceu na França em 1982, em uma família de imigrantes espanhóis. Os longas anteriores do cineasta foram exibidos na Mostra: Todos São Capitães (2010), na 34ª edição, Mimosas (2016), na 40ª edição, e O que Arde (2019), na 43ª edição.

Além da sessão de abertura, Sirât terá exibições comerciais durante o festival, que acontece entre 16 e 30 de outubro.

 

Notícias relacionadas